Evento virtual sobre o futuro da saúde reuniu mais de 3 mil participantes

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 28/08/2020 - 13:12

Mais de 3 mil pessoas se inscreveram para a assistir a Health Tech Conference (HTC), evento virtual sobre inteligência artificial, cirurgia robótica, telemedicina, realidade virtual e hospitais do futuro que aconteceu no dia 22 de agosto e reuniu mais de 40 palestrantes do Brasil e 4 palestrantes dos Estados Unidos, Canadá, Portugal e Catar.

“O programa foi de altíssima qualidade. Houve ampla divulgação e participação dos alunos e ex-alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e professores do Telessaúde e Inovação da Unicamp. Além disso, o momento da pandemia, trouxe esses temas à tona”, destaca o médico Gustavo Pereira Fraga, coordenador da disciplina do Trauma da FCM.

De acordo com David Cirigussi, quartanista do curso de Medicina da FCM e idealizador do evento, o sucesso da HTC demonstrou que a cultura de inovação em saúde deve ser incrementada dentro da FCM e da Unicamp, assim como fazem outras universidades do mundo.

Ainda segundo David, projetos como o Telessaúde e Inovação, liderado pelo professor Gustavo Fraga, tem grandes potencialidades de ajudar milhares de pessoas pelo país, já que a Unicamp é uma das mais prestigiadas instituições de ensino do Brasil e conta com recursos tecnológicos e humanos para fomentar uma ação como essa.

“O sistema de saúde necessita de mudanças rápidas e não há como fazer essa transformação apenas com uma instituição. Pretendemos criar um ambiente colaborativo entre instituições, assim como fizemos com o Orienta COVID e o SIG universitári@s da saúde, para que possamos juntos incrementar essas tecnologias no dia a dia do cuidado com o paciente”, revela David.

Além de Fraga, a organização do evento contou com o apoio dos professores Andrei Sposito e Claudio Coy da FCM, acadêmicos da Unicamp e de outras universidades brasileiras. Saiba mais sobre a equipe que organizou a HTC.

Leia também artigo publicado no jornal Correio Popular.

#juntosconstruindofuturo