Faculdade homenageia 30 servidores aposentados entre junho de 2016 e maio de 2017

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 13/11/2017 - 13:44

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp homenageou, na última sexta-feira (10), 30 docentes e funcionários aposentados entre junho de 2016 e maio de 2017. O evento “Memórias da FCM” aconteceu no Salão Nobre da FCM e reuniu amigos, parentes, funcionários, autoridades e profissionais da faculdade. “Essa é uma celebração sustentada na gratidão”, disse Noberto Tortorello Bonfim, capelão do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, aos aposentados.

“A faculdade não chegaria aonde chegou nesses pouco mais de 50 anos como a melhor da América Latina se não fosse pela dedicação e empenho de vocês. Se hoje somos reconhecidos pela nossa qualidade no ensino, pesquisa e extensão, isso se deve a vocês”, sentenciou o diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, em sua mensagem.

Roberto Teixeira Mendes, diretor associado da faculdade, também reforçou as palavras de gratidão proferidas por Ivan e acrescentou que o espírito reinante na faculdade se deve a qualidade das pessoas que por aqui passarão e por aquelas que são formadas. “O reflexo do trabalho de vocês está nos alunos que formamos”, disse.

A cerimônia de homenagem aos aposentados da FCM também contou com a presença do pastor João Silvio Rocha e do padre Norberto Tortorello Bonfim, do Hospital de Clínicas (HC) e dos músicos Esdras Rodrigues Silva, do Instituto de Artes, Walter Valentini, solista da Orquestra de Câmara da Unicamp e do próprio diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes. Após a cerimônia, todos participaram de um coquetel servido no Espaço Gourmet da faculdade.

Projeto Memórias FCM

O projeto “Memórias da FCM” é uma iniciativa da Diretoria da FCM, juntamente com as áreas de Assessoria de Relações Públicas, Comissão de Apoio Didático, Científico e Computacional, Centro de Memória e Arquivos da FCM e Recursos Humanos. Seu objetivo é a valorização profissional e o resgate da história oral de docentes e funcionários. Nos meses que antecedem a cerimônia de homenagem, são realizados videosdepoimentos com todos os colaboradores aposentados no último ano que aceitaram gravar. O material é encaminhado para catalogação no Centro de Memória da FCM e uma cópia editada é entregue a cada homenageado.

“O resgate, preservação e acesso da história oral constituir um campo propício à pesquisa. Desde 2011, já forma coletados mais de 100 depoimentos de quem se aposentou com muitos fatos relevantes que estavam ausentes nos documentos impressos oficiais da instituição”, revelou Ivan Franco do Amaral, responsável pelo Centro de Memória da FCM.

Os funcionários e docentes homenageados nessa edição do Projeto Memórias da FCM de 2017 foram: Ana Lúcia Prezia Sampaio, Ana Maria Milani Cioban, Angelo Zanaga Trapé, Antonio Vilson dos Santos, Carlos Roberto Tukaça, Célia Regina Ferreira dos Santos, Eduardo Mello De Capitani, Elaine Regina Zerlin Aguiar da Silva, Heloisa Gagheggi Ravanini G. Gagliardo, Izilda Rodrigues Machado Rosa, João Alves da Silva, João Ferreira Lopes, José Maria Guerino, José Vassallo, Lânia Carla Splendor Costa, Leni Aparecida Gonçalves, Mara Silvia Seraphim, Marcos Egídio Lourenço, Maria Aparecida Mesquita, Maria Lúcia Cabral, Mariluce Alegretti, Marlene Aparecida Dias Pinto, Olga Maria Fernandes de Carvalho, Reinaldo Jordão Gusmão, Rosana Nogueira Pessetti Santiago, Rosicler da Silva Roberto Gomes, Sueli Moreira de Mello,Telma Dagmar Oberg, Terezinha Ayako Sugai, Zoraide Benedito dos Santos.