FCM cria plataforma para integrar e divulgar ações de inovação, telessaúde e webinários

Enviado por Edimilson Montalti em qui, 01/10/2020 - 11:33

O enfrentamento à pandemia da Covid-19 trouxe desafios ligados ao ensino, à assistência e à pesquisa para a Faculdade de Ciências Médicas (FMC) da Unicamp. Por isso, a partir de março de 2020, a Diretoria da FCM criou oGrupo de Trabalho em Telessaúde e Inovação da Unicamp. O objetivo do grupo foi centralizar todas as ações já desenvolvidas pelas FCM na área de telemedicina e dar visibilidade às iniciativas inovadoras no campo da saúde. Outro foco foi concentrar todos os webinários dos Departamentos da FCM num único local.

O resultado foi a criação do site Telessaúde & Inovação.

“Criamos, inicialmente, um grupo pequeno, agregando pessoas que já tinham envolvimento com essas ações dentro da faculdade”, explica o diretor associado da FCM, Cláudio Saddy Rodrigues Coy.

Além de Cláudio Coy, o responsável pelo site é o professor Gil Guerra Júnior. Cada sessão tem seu coordenador que responde pelo conteúdo publicado: Marcos Tadeu Nolasco (Histórico), Tiago Grangeia (Ensino e Tutoriais), Adriana Ricetto (Assistência), Vera Lúcia Gil da Silva Lopes (Pesquisa), Rodolfo Pacagnella (Extensão) e Tiago Grangeia e Bruno Jorge (Tutoriais). A inclusão dos webinários é de responsabilidade de cada organizador. O desenvolvimento do site ficou à cargo de Fabiana Silveira, do Núcleo de Tecnologia da Informação da FCM, com supervisão de Cleusa Milani, coordenadora da área de TI da FCM.

“Este site concentra todas as ações de telessaúde e inovação feitas exclusivamente na FCM. Ele facilita, também, o acesso e encontro, por parte das pessoas, das iniciativas desenvolvidas pelos nossos Departamentos, principalmente àqueles relacionados aos webinários, que a partir de agora serão padronizados”, explica Gil Guerra Junior, professor do Departamento de Pediatria da FCM.

Arquitetura e inclusão

O site é divido nas áreas Ensino, Assistência, Pesquisa e Extensão. Traz ainda uma aba que conta um pouco da história das iniciativas de telessaúde na área da Saúde da Unicamp e Tutoriaispara que cada setor crie seu próprio Webinário, ou aulas no ambiente Moodle, que também tem seu próprio campo de destaque. Na Assistência, o site já disponibiliza o Ambulatório Virtual de Pediatria e a telemedicina do Departamento de Genética e a Triagem Neonatal do Cipoi. Na Pesquisa, já está disponível o acesso para o Projeto Crânio-Face Brasil e, no Ensino, é possível acessar os cursos da Disciplina de Emergência.

De acordo com Fabiana Silveira, responsável pelo desenvolvimento do site, o projeto nasceu a partir dos webinários desenvolvidos pelas diferentes áreas da FCM, mas o projeto cresceu e passou a abrigar também as iniciativas de telessaúde e inovação. Criado em Drupal 8 – uma ferramenta totalmente voltada para o desenvolvimento de sites de conteúdo – a construção acompanhou as recomendações do Centro de Computação da Unicamp - CCUEC

“A comunidade da área médica da Unicamp poderá divulgar suas iniciativas e eventos em Telessaúde e Inovação, por meio de formulários. Essas informações serão moderadas pelos responsáveis de cada sessão e, posteriormente, publicadas no site do Telessaúde e Inovação”, explica Fabiana.

“Esse crivo é necessário, apenas, para homogeneizar o conteúdo. Essa é a versão 1.0 do site. Com certeza, vamos descobrir que ele precisa ser aperfeiçoado e faremos as atualizações necessárias. Com esse site, esperamos ainda atrair parcerias da iniciativa privada para apoiar e financiar projetos de inovação dentro da FCM”, revela Gil, que destaca a criação de uma aba no site chamada Parcerias, com o apoio da INOVA Unicamp.

“Este é um site inclusivo, categorizado por assunto, de todas as ações de inovação e telessaúde da faculdade. Acreditamos que ele tem, também, um grande potencial para o ensino e para a assistência”, conclui Coy. 

A apresentação do site aconteceu durante a última reunião da Congregação da FCM, ocorrida no dia 25 de setembro. O diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino, parabenizou a iniciativa e reforçou que o site Telessaúde & Inovação irá “facilitar tudo que envolve a integração de novas tecnologias nos campos de ensino, pesquisa extensão”.