FCM da Unicamp e Fundação Pio XII de Barretos promovem workshop de integração

Enviado por Camila Delmondes em seg, 04/12/2017 - 17:15

Representantes da Faculdade Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e da Fundação Pio XII – Hospital do Câncer de Barretos estiveram reunidos, na última sexta-feira (1), para um primeiro Workshop de Integração entre as duas instituições visando o desenvolvimento de projetos conjuntos, convênios e outras parcerias. Dividido em duas etapas, além de contar com um tour pela Unicamp, a oficina também incluirá uma visita técnica ao Hospital de Barretos, agendada para a sexta-feira dessa semana, dia 8.

Na Unicamp, os participantes do Workshop participaram, no período da manhã, de visitas guiadas às áreas de pesquisa, assistência e ensino pertinentes à Área da Saúde e que incluíram os laboratórios de Genética Molecular, Multiusuário, de Epidemiologia, de Habilidades, Centro de Pesquisa em Obesidades e Comorbidades (OCRC), Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental (NMCE), Hemocentro, Gastrocentro Hospital de Clínicas e Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” – Caism.

No período da tarde, a integração entre a Unicamp e a Fundação Pio XII contou com cinco oficinas simultâneas do tipo SWOT, para a discussão de oportunidades complementares e comuns entre ambas as instituições, além dos pontos fortes e das fraquezas de cada unidade. Foram elas: Atenção primária e cuidados paliativos; Prevenção do Câncer; Graduação e residência; Pós-graduação e pesquisa; e Biologia molecular. Cada oficina contou com a participação de médicos, professores e pesquisadores da FCM e da Fundação Pio XII.

Pela Unicamp, participaram do encontro, o diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro; o coordenador do Gastrocento, Nelson Adami Andreollo; o coordenador do curso de graduação em Medicina da FCM, Paulo Eduardo F. N. Velho; a coordenadora da Comissão de Pesquisa da FCM, Maria Luiza Moretti; a coordenadora da Comissão de Pós-graduação da FCM, Rosana Onocko-Campos; dentre outros profissionais docentes da FCM, do Instituto de Biologia e da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, dentre estes:

Ricardo Kalaf Mussi, Silvai Maria Santiago, Maria da Graça Garcia Andrade, José Carlos Junqueira, Spartaco Galvão, Gogaça de Almeida, Luis Cláudio Zanolli, Aloide Ladeia Guimarães, José Barreto Campello Carvalheira, Adréa França Eloy, Cláudio Sddy Coy, Mariângela Ribeiro, Maria de Lourdes Zanolli, Juliana Massuda, Fabio Husseman Menezes, Carmen Passos Lima, Leonardo Oliveira Reis, Carmen Silvia Bertuzzo, Julio César Teixeira, Cassio Cardoso Filho, Amanda Almeida e Maurício Perroud.

Pela comitiva oriunda de Barretos, marcaram presença na oficina realizada na FCM, profissionais atuantes no Hospital do Câncer de Barretos (HCB), na Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos (Facisb) e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), dentre os quais, o diretor do HCB, Edmundo Carvalho Mauad; e os médicos Guilherme Carvalho Freire (Facisb/AME), Juliana Beraldo Ciorlia (HCB), Luis Eduardo Rosa Zucca(HCB), João Luis Brisotti (AME/Facisb), Júlio César Possati (HCB), Márcio Saito (HCB), Flávio Carcano (Facisb/HCB), Mário J. de Paula (Facisb/HCB), Sérgio Vicente Serrano (Facisb/HCB), José Humberto Fregnani (HCB), Carlos Paiva, Rui Manuel Reis (HCB), Luiz Fernando Lopes (Facisb/HCB), Vinicius de Lina Vazquez (HCB).

Em Barretos, o workshop de integração que será realizado no dia 8, incluirá visitas guiadas ao Instituto de Prevenção, Hospital Infantil, AME, Facisb, Unidade Paliativa, Patologia, Biobanco, dentre outros. Ao final da oficina serão apresentados relatórios finais com possíveis propostas e estratégias de integração entre os profissionais das instituições envolvidas.