FCM divulga sua nova estrutura organizacional

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 01/02/2021 - 10:10

Após aprovação pela Câmara de Administração da Universidade (CAD) e pelo Conselho Universitário da Unicamp (Consu) no ano passado, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp divulga a sua Certificação. De acordo com Maria José Ramalheira Guardado, coordenadora técnica de unidade (CTU) da FCM, a nova estrutura organizacional passou por todos os estágios de elaboração e discussão dentro da faculdade, incluindo a Congregação.

“O projeto de atualização da Certificação estava em construção desde 2013, passou por vários momentos de interrupção inerentes à faculdade, mas depois retomamos todo o processo e agora apresentamos as modificações que já estão sendo implantadas e outras que serão otimizadas”, disse Maria José.

Dentre as modificações está a reestruturação departamental, com a integração de Departamentos para atender o disposto no Regimento Geral da Universidade. O Departamento de Radiologia, a área de Oncologia do Departamento de Clínica Médica e o Departamento de Anestesiologia formam, a partir de agora, o Departamento de Anestesiologia e Radiologia. A área de Reumatologia do Departamento de Clínica Médica passa a integrar o Departamento de Ortopedia e Traumatologia, que passa a se chamar Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia.

Já os Departamentos de Genética Médica e Medicina Genômica e Farmacologia se juntam e formam o Departamento de Medicina Translacional, assim como os Departamentos de Anatomia Patológica e Patologia Clínica que, agora, compõem o Departamento de Patologia. Há, ainda, a criação de uma área de Apoio aos Departamentos.

Outra mudança fundamental é a criação da Coordenadoria de Apoio Acadêmico. Esse setor será o responsável por integrar e coordenar os espaços de ensino existentes na faculdade, tais como Auditório, Salas de Aulas, Salão Nobre, Paulistão e anfiteatros, Centro de Simulação Realística e, num futuro próximo, a Sala de Avaliação. A área de Áudio Visual e o Grapeme se juntam também ao setor de Apoio Acadêmico. A coordenação dessa área ficará a cargo da pedagoga SilviaPasseri.

Destaca-se, também, na nova Certificação da FCM, a criação da Coordenadoria Administrativa, Financeira e Operacional e a área de Gestão de Pessoas.

Veja aqui em PDF o novo organograma da FCM ou na imagem abaixo: