FCM integrará Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial

Enviado por Camila Delmondes em qua, 05/05/2021 - 13:42

A Fapesp, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) anunciaram, nessa terça-feira (4), a criação de seis novos Centros de Pesquisas Aplicadas (CPAs) em Inteligência Artificial com focos nas áreas de saúde, agricultura, indústria e cidades inteligentes. A Unicamp será sede do CPA denominado Brazilian Institute of Data Science. O BIOS contará com uma trilha de ações especialmente dedicada ao desenvolvimento de ciência de dados sobre saúde da mulher,  e que será comandada pelo docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Rodolfo Pacagnella.

“Essa é uma iniciativa de peso, que envolve pesquisadores e instituições de pesquisa de todo o país”, disse Rodolfo, adiantando a instalação de sede própria para a trilha de saúde do BIOS, no coração da Área da Saúde da Unicamp.  “Com o apoio e patrocínio de diversas empresas, na oferta de recursos financeiros, serviços, equipamentos e construção da infraestrutura, já iniciamos as tratativas para instalar a sede da nossa trilha em frente ao Hospital de Clínicas”, afirmou.

Liderado pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), João Romano, o BIOS contará também com outras duas trilhas transversais de atuação: uma de métodos matemáticos, coordenado pelo docente da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Leonardo Tomazelli; e outra de agricultura, liderada pelo docente da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), Jurandir Zullo Junior.

Saiba mais

Agência Fapesp - Os CPAs em Inteligência Artificial seguem o modelo adotado no programa Centros de Pesquisa em Engenharia/Centro de Pesquisa Aplicada (CPE/CPA) da Fapesp e servirão ao desenvolvimento pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, aplicadas e orientadas à resolução de problemas que possam ser resolvidos por meio de inteligência artificial. Pelo período de 10 anos, cada CPA receberá o aporte anual de 2 milhões de reais da Fapesp, MCTI, CGI.br e empresas parceiras

Veja como foi o lançamento
Fapesp, MCTI e CGI.br anunciam a criação de seis Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial

Leia também
Unicamp integra instituições que terão Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial