FCM realiza II Encontro ‘Ciência para Além das Salas de Aula’ pela internet

Enviado por Camila Delmondes em Ter, 24/11/2020 - 10:14

Nos dias 9 de 10 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia (PPGCC) em parceria com a Comissão de Extensão da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizou a segunda edição do encontro “Ciência para Além das Salas de Aula". Desta vez, ministrado de forma inédita, na modalidade de Ensino a Distância (EAD), aos estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Barretos, de Campinas.

De acordo com a coordenadora do PPGCC e responsável pela iniciativa, Raquel Franco Leal, o curso teve como principal objetivo, mostrar o papel fundamental da Universidade no desenvolvimento de conhecimentos científicos revertidos em produtos, serviços, inovações e melhorias para a sociedade.

“Apesar da distância, conseguimos aproximar a Universidade da sociedade e cumprir uma importante função da nossa instituição, que é a extensão dos nossos conhecimentos à comunidade”, comentou Raquel sobre o oferecimento do curso pela internet, tendo em vista as medidas de distanciamento social necessárias no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Ainda de acordo com Raquel Leal, a realização do curso em plataforma online não impediu que a programação intensa das atividades. “Realizamos aulas teóricas e também transmitimos ao vivo aulas práticas em laboratório e no Gastrocentro com grande interação dos alunos do ensino médio com os discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia da FCM Unicamp. Também foram realizados testes online dos conhecimentos adquiridos em cada etapa ao longo do curso”, contou a docente.

Além de Raquel Leal, a mesa de abertura do II Encontro Ciência Além das Salas de Aula contou com a presença da coordenadora da Comissão de Pós-graduação da FCM, Cláudia Vianna Maurer Morelli e do coordenador da Comissão de Extensão da FCM, Rodolfo de Carvalho Pacagnella.

Palestrantes das mais diversas áreas da FCM compuseram as apresentações científicas e as atividades práticas no decorrer dos dois dias da programação. Dentre os convidados:os professores João José Fagundes, Wagner Fávaro, Michel Camargo, Iris Torriani, Marta Cristina Teixeira Duarte e Ilka Boin; a enfermeria Rosangela AngeloVanzella Ribeiro da Silva; e os alunos de pós-graduação e de iniciação científica do Laboratório de Investigação em Doenças Inflamatórias Intestinais (LABDII) da FCM.Também participaram do curso, a diretora da Escola Estadual Dom Barreto, Rosa Marcio Antonio, e a Diretora de Ensino da Diretoria de Ensino Campinas Oeste, Maristela Coccia Moreira de Souza.