FCM recepciona novos médicos-residentes, multi e uniprofissionais da Unicamp

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 02/03/2018 - 13:19

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recepcionou, na quarta-feira (28) de fevereiro, 308 novos médicos-residentes e, no dia 1 de março, 36 novos residentes multi e uniprofissionais da Unicamp. As cerimônias aconteceram no auditório e salão nobre da faculdade e foram organizadas pelas Comissão de Residência Médica (Coreme) e Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) da Unicamp.

Ricardo Mendes Pereira, coordenador da Coreme, parabenizou os novos médicos-residentes que passarão a atuar no Hospital de Clínicas da Unicamp (HC), Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism), Hospital Estadual de Sumaré (HES), Hemocentro, Gastrocentro e Centros de Saúde. “A faculdade preza a formação humanista desde a graduação até a residência médica”, revelou Ricardo.

Luciana de Lione Melo, coordenadora da Coremu, também parabenizou os ingressantes da residência multi e uniprofissional em saúde, saúde mental, física médica e do novo programa em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, oferecido na Faculdade de Odontologia de Piracicaba. “Vocês têm a responsabilidade de transformar todo o aprendizado que receberão nesses dois anos em melhoria da saúde da população”, disse Luciana.

O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, destacou em sua fala, tanto para os médicos-residentes quanto para os residentes multi e uniprofissionais, a importância em vivenciar a Universidade em tudo o que ela oferece. Toro também fez um alerta: “Vocês vão adquirir conhecimento prático. Esse tipo de aprendizado é financiado por nossos impostos. Por isso, dediquem-se muito. É o jeito de vocês retribuírem esse investimento feito pela população”, lembrou Toro.

“Ética médica” e “A ética e o trabalho interdisciplinar em saúde” foram os temas das palestras proferidas por Venâncio Pereira Dantas Filho, neurocirurgião e professor de bioética e ética médica da FCM e Jamiro da Silva Wanderley, professor do Departamento de Clínica Médica da FCM para os residentes.

“Temos a ilusão que nossas decisões são técnicas. As técnicas embasam nossas decisões, mas nossas decisões são, fundamentalmente, éticas. Por isso que a gente pensa que medicina e ética são a mesma coisa. As decisões, hoje, são feitas a partir de criterioso julgamento dos riscos e benefícios ao paciente e elas são mais ou menos prudentes”, ensinou Venâncio aos novos médicos-residentes.

“Podemos dizer que 90% da ética vêm de berço – o que a gente aprende em casa. Quando não aprendemos em casa, aprendemos fora. Entretanto, as pessoas só aprendem... e fazem pouco. Mas com o tempo vamos adquirindo conhecimento e precisamos colocá-lo em prática e aprender a conviver mais e melhor com os outros”, aconselhou Jamiro aos alunos do Programa de Residência Multi e Uniprofissional da Unicamp.

Participaram da cerimônia de acolhimento dos novos médicos-residentes Ivan Felizardo Contrera Toro, diretor da FCM; Roberto Teixeira Mendes, diretor associado da FCM; Antonio Gonçalves Oliveira Filho, coordenador de Administração do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp; Plínio Trabasso, diretor clínico do HC; Belmiro Gonçalves Pereira, diretor da Divisão de Obstetrícia do Hospital da Mulher Prof. Dr José Aristodemo Pinotti (Caism); Margareth Castro Ozelo, coordenadora do Hemocentro e Nelson Adami Andreollo, coordenador do Gastrocentro.

Da cerimônia de recepção dos novos residentes multi e uniprofissionais, participaram, além do diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, o diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, João Ernesto de Carvalho; a professora da Faculdade de Enfermagem, Renata Cristina Gasparino; o coordenador do programa de Residencia Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Márcio de Moraes; o professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação, Eduardo Tavares Costa e o diretor do Centro de Engenharia Biomédica, Leonardo Abdala Elias.