FCM sedia evento da Fapesp e GACD com foco em “Ciência da Implementação”

Enviado por Camila Delmondes em Seg, 05/11/2018 - 12:12

De 6 a 10 de novembro, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp é sede de um treinamento em pesquisa em “Ciência da Implementação”, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp) em parceria com a Global Alliance for Chronic Diseases (GACD) e apoio do Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (BRAINN).

A escola  tem como foco, a discussão de métodos e estratégias que favoreçam a adoção de intervenções efetivas nas práticas médicas cotidianas, visando à melhoria da saúde da população e pretende, dentre seus objetivos, introduzir pesquisadores em início ou meio de carreira no campo da ciência da implementação.

Ao todo, o evento conta com 60 workshops, 70 participantes e a presença de alguns dos principais estudiosos da ciência da implementação, no mundo, dentre os quais: Brian Oldenburg (University of Melbourne), Fernando Cendes (Unicamp e Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia, BRAINN), Ed Gregg (US Centers for Disease Control), Li Li Min (Unicamp e BRAINN), Paulo Saldiva (USP), Pilvikki Absetz (University of East Finland), Rachel Sturke (Fogarty International Center), Rodrigo Moreno-Serra (University of York), Sailesh Mohan (Public Health Foundation of India), Victor Wünsch Filho (USP) e Vilma Irazola (Instituto de Efectividad Clinica y Sanitaria, Argentina, e Harvard T.H. Chan School of Public Health).

Na ocasião, os pesquisadores selecionados para a escola, do Brasil e do exterior, recebem dicas de como implementar os resultados das pesquisas em políticas e práticas de saúde, por intermédio da comunidade científica, profissionais de saúde e formadores de políticas públicas. Também são dadas informações sobre como expandir o campo da ciência da implementação em relação ao uso de modelos teóricos e como estabelecer redes mais globais de colaboração e networking.

Confira a programação.