FCM Unicamp retoma convênio com a Prefeitura de Paulínia

Enviado por Camila Delmondes em Ter, 20/04/2021 - 12:19

Nessa segunda-feira (19), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp firmou convênio com a Prefeitura de Paulínia visando à ampliação do campo de estágio para alunos de graduação, pós-graduação e médicos residentes em serviços de Atenção Básica, Geriatria-Gerontologia, Atenção Especializada e de Especialidades Clínicas e Cirúrgicas.

De acordo com o chefe do Departamento de Pediatria da FCM, Sérgio Marba, a proposta de retomada do convênio entre a FCM e Prefeitura de Paulínia surgiu da iniciativa do Departamento de buscar alternativas e preencher a lacuna na formação dos alunos e residentes da FCM, após a diminuição do campo de prática da FCM no Hospital Estadual de Sumaré, no início desse ano.

"Em conjunto com a professora Maria Angela Reis Góes Monteiro Antonio, coordenadora de Ensino do Departamento de Pediatria, fizemos contato com o Secretário de Saúde de Paulínia, Fábio Luiz Alves, que acolheu e abriu as portas para toda a nossa equipe", comentou.

Como resultado dessas tratativas, ainda no mês de fevereiro, o Departamento de Pediatria em conjunto com a diretoria da FCM promoveu o evento “Novos Campos de Prática de Ensino”, como oportunidade para discutir e compartilhar a experiência da FCM nas atividades de práticas de ensino no contexto da graduação, da extensão universitária, e do Departamento de Pediatria, visando à possibilidade de atuação no Município de Paulínia.

"Durante o evento que contou com a participação de Fábio Luiz Alves, a coordenadora do curso de graduação em Medicina, Joana Fróes Bragança Bastos; o coordenador da Comissão de Extensão Universitária, Rodolfo Pacagnella; a responsável pela Disciplina do 6º ano e preceptora dos residentes da Pediatria, Andrea Fraga; o Diretor Executivo da Área da Saúde da Unicamp, Manoel de Barros Bértolo; e o diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino, trouxeram contribuiçõe significativas para o delineamento do convênio que agora tramita na Procuradoria Geral da Universidade", destacou o docente.

Assista a íntegra do evento.

A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada no gabinete do prefeito de Paulínia, Du Cazellato, com a participação do vice-prefeito, Sargento Camargo, e dos secretários de Saúde, Governo e Negócios Jurídicos, Fabío Luiz Alves, Danilo Barros e Guilherme Mello Graça. “O resgate desse convênio sempre foi um sonho meu como político e tenho certeza de que também era uma vontade muito grande da população”, afirmou Cazellato sobre a retomada de uma parceria de longa data entre a Unicamp e o Município, interrompida em meados de 1994. “Essa parceria é uma grande oportunidade para que a Unicamp continue a formar profissionais da mais alta qualidade”, completou o diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino.