Fonoaudiologia da Unicamp tem participação histórica em congressos da área

Enviado por Camila Delmondes em Ter, 19/11/2019 - 09:24

Professores e alunos do curso de graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp tiveram participação expressiva no X Congresso Internacional e XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Ambos os eventos aconteceram de 10 a 12 de outubro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Organizados pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), com o tema “Vulnerabilidade e o cuidado em saúde”, os congressos reuniram mais de mil participantes.

De acordo com a docente do curso de Fonoaudiologia da FCM e diretora científica da SBFa, Regina Yu Shon, foram os eventos com maior participação das comunidades docente e discente da Unicamp, nos últimos tempos. “Participamos do evento como coordenadores de mesa, palestrantes, comentaristas de trabalho e avaliadores de trabalhos concorrentes a prêmios˜, comentou a pesquisadora.

Da participação mencionada, Regina Yu destacou as na coordenação de mesa temática pré-congresso e como membro de mesa de discussão com convidados internacionais; as palestras das doutorandas, Daniela Britto e Fernanda Caroline Pinto Silva; a apresentação da tese recém-defendida na Unicamp, por Maria Cristina Biz, participação da Profa Dra Cássia Buchala da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e o lançamento do livro "Aprendendo a Falar: do “gugu-dadá” ao “mamãe me dá” (Editora Much), pela fonoaudióloga egressa da Unicamp, Juliana Trentini.

Os congressos tiveram diversos trabalhos da Fonoaudiologia da Unicamp aprovados, tanto da graduação quanto da pós-graduação e vários deles concorreram aos prêmios conferidos pela SBFa. Graduada e pós-graduada pela Unicamp, a atual docente do curso de Fonoaudiologia na Unicentro de Irati, PR, Amanda Brait Zerbetto, foi agraciada com dois Prêmios de Excelência de Fonoaudiologia em Saúde Coletiva. "Um deles, reconheceu a pesquisa realizada pela aprimoranda Thais Piccoli com o Grupo de Pessoas com Parkinson atendidos no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto””, comentou Regina Yu.

E não parou por aí. No quesito envolvimento e participação, Regina Yu destacou, ainda, a contribuição das professoras Irani Maldonado, Priscila Amorim e Maria Fernanda Bagarollo, como comentaristas dos trabalhos científicos; Cecília Marconi Pinheiro Lima, na coordenação dos encontros periódicos;  Helenine Nakamura, membro da Comissão de Ensino da SBFa; Núbia Garcia, que concorreu a premiação por trabalho coletivo com alunos da graduação. “Sem dúvida alguma, a participação da Fonoaudiologia da Unicamp foi inesquecível e histórica, fruto de anos de muito trabalho e dedicação”, finalizou a docente da FCM.