Fonoaudiologia: Entrega de jalecos marca a passagem dos alunos para o terceiro ano do curso

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 04/02/2019 - 15:38

Para marcar a passagem dos alunos do segundo ano para o terceiro ano do curso de Fonoaudiologia que passam a desenvolver atividades práticas com usuários atendidos dentro do complexo da área da saúde da Unicamp e do Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação (Cepre), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp fez a entrega de jalecos com o nome de cada aluno e o logotipo da faculdade.

“A semana que acolhimento é uma semana tradicional do curso. Esse momento é importante na formação de vocês. Incluímos na programação a cerimônia do jaleco. Agora vocês entram numa outra fase de dedicação, carinho e acolhimento dos pacientes”, disse Maria Francisca Colella dos Santos, chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR) da FCM.

A coordenadora de graduação do curso de Fonoaudiologia, Christiane Marques do Couto disse que o jaleco tem uma função de biossegurança, mas também carrega o significado de mostrar de uma forma não verbal o que queremos passar aos pacientes. “A austeridade do jaleco mostra a responsabilidade, a segurança, a limpeza e a confiança. Espero que vocês usem bem e com orgulho esse jaleco”, ressaltou Christiane.

Luiz Carlos Zeferino, diretor da FCM, disse que a entrega dos jalecos marca o momento em que os pacientes passam a fazer parte do dia a dia dos alunos. Ele disse também que, por traz dessa ação, há o cumprimento das normas institucionais de identificação dos profissionais de saúde que atuam na Unicamp. “É um prazer promover essa cerimônia de acolhimento que será uma marca na trajetória de vocês dentro da faculdade”, finalizou Zeferino.