Graduação em Medicina é destacada em eventos sobre Educação Médica e Inovações Curriculares

Enviado por Camila Delmondes em Sex, 20/12/2019 - 09:11

O curso de graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foi destaque em dois importantes e recentes eventos nas áreas de Educação Médica e Inovações Curriculares: o 57º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado em Belém do Pará, de 29 de setembro e 2 de outubro, e o VII Seminário Inovações em Atividades Curriculares, realizado pela Pró-Reitoria de Graduação e Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem da Unicamp, de 29 a 30 de outubro.

57º COBEM

Premiada na categoria Pôster de Destaque, a pesquisa Relação entre o desempenho no teste de progresso e na seleção para residência médica teve como autores, o aluno Ricardo Correa, a orientadora pedagógica Silvia Maria Riceto Ronchim Passeri, e os professores Angélica Maria Bicudo e Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho. Veja o certificado.

Também foi premiada na categoria Pôster de Destaque, a pesquisa intitulada A mídia eletrônica e o perfil de estudo do residente médico, realizada pela estudante Julia Reimberg, sob a orientação do professor Fabio Husemann Menezes e da orientadora pedagógica Silvia Passeri. Veja o certificado.

O estudo teve como objetivo, caracterizar o uso das mídias eletrônicas pelos médicos-residentes de cirurgia geral e subespecialidades, considerando o papel cada vez mais importante, destas, no dia a dia de trabalho desses profissionais de saúde, tanto do ponto de vista de trabalho, como no processo de aprendizagem.

“Também buscamos traçar um perfil de estudo desse mesmo grupo para verificar quais os meios preferenciais de estudo, quantas horas semanais são dedicadas ao estudo, quanto tempo é dedicado ao uso de mídias sociais e etc.”, disse Julia.

Inovações Curriculares

Durante o Seminário Inovações Curriculares, recebeu o Prêmio de Pôster de Destaque, por sua vez, o trabalho intitulado O impacto da avaliação prática com pacientes simulados no desempenho acadêmico do estudante realizado pelo estudante Matheus Santarosa Cassiano, com a participação da orientadora pedagógica Silvia Passeri e orientação do professor Nelson Afonso Lutaif. Veja o certificado.

Comparar o desempenho entre alunos de diferentes turmas com diferenças importantes no perfil do ingressante no curso de Medicina, a partir de uma avaliação prática com atores simulados dentro da disciplina de Medicina Interna e Semiologia, foi o objetivo principal do trabalho.

“Trata-se de um movimento importante dentro do conhecimento dos novos modelos de aplicabilidade de avaliações práticas que são essenciais para se diagnosticar de forma mais fidedigna e objetiva o desempenho acadêmico do estudante em formação, bem como suas competências e habilidades clínicas”, observou Matheus.

De acordo com a orientadora pedagógica da Comissão de Ensino de Graduação em Medicina da FCM, Silvia Maria Riceto Ronchim Passeri, o desenvolvimento de pesquisas em Educação Médica pelos estudantes da graduação é uma das marcas da faculdade. “De alguma forma, estamos conseguindo despertar o interesse nesta área por aqueles que são os protagonistas do processo e isso enriquece muito a produção de conhecimentos nesta área”, comentou a profissional.