Grupo Interdisciplinar de Estudos da Determinação e Diferenciação do Sexo comemora 30 anos

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 26/10/2018 - 11:59

O Grupo Interdisciplinar de Estudos da Determinação e Diferenciação do Sexo (Giedds) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp completou 30 anos. O Giedss foi criado em 1988 com o objetivo de agregar e integrar pediatras, geneticistas, endocrinologistas, cirurgiões, ginecolo-gistas, radiologistas, anatomopatologistas, médicos-legistas, psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais para o rápido diagnóstico e definição do sexo.

Para comemorar essa data, o Giedds organizou uma palestra com Maricilda Palandi de Mello, pesquisadora do CBMEG e do Giedds. A palestra aconteceu no sábado (20), no auditório do CBMEG. De acordo com Gil Guerra Júnior, pediatra da FCM e coordenador grupo, o Giedds já atendeu mais de mil pacientes, entre casos de ambiguidade genital, hipogonadismo ou suspeita clínica de síndrome de Turner.

“Os distúrbios que afetam a determinação e a diferenciação do sexo trazem consigo graves implicações médicas, psicológicas e sociais. Seja perante um recém-nascido com ambiguidade da genitália externa, ou um adolescente com atraso puberal ou características puberais heterossexuais, é grande o impacto psicológico para as famílias”, explica Gil Guerra.