Íscia Cendes, geneticista da FCM, agora é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo

Enviado por Camila Delmondes em Qua, 13/12/2017 - 11:03

Ao lado de 23 outros pesquisadores do Estado paulista, incluindo o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, a médica geneticista Iscia Teresinha Lopes Cendes, docente do Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi eleita membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). A cerimônia de posse aconteceu nessa quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa (Alesp), em São Paulo, capital.

Veja a lista completa.

Saiba mais
Íscia Cendes possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1987), Residência Médica em Pediatria pela Universidade Estadual de Campinas (1990), Mestrado em Neurociências pela Mcgill University, Canadá (1993); Doutorado em Neurociências pela Mcgill University, Montreal, Canadá (1999), Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Professor Titular pela Universidade Estadual de Campinas (2009).

Atualmente é Chefe do Laboratório de Genética Molecular da FCM-UNICAMP. É autora de mais de 180 artigos científicos em periódicos especializados. Já orientou mais de 50 teses e dissertações, sendo mais de 20 teses de doutorado. Participa também ativamente na orientação de alunos de iniciação científica e de pós-doutorandos.

Atua na área de neurogenética e biologia molecular aplicada à medicina. Integra os grupos de pesquisa em Epilepsia e Neuroimagem e coordena o Grupo de Pesquisa em Neurogenética. É pesquisadora principal do Brazilian Instituto of Neuroscience and Neurotecnology (www.brainn.org.br) and membro do Comitê Gestor da Brazilian Initiative of Precision Medicine (www.bipmed.org).

Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por sua contribuição na pesquisa sobre as epilepsias e doenças neurodegenerativas. Presta serviços à comunidade nos ambulatórios dos serviços de Genética Clínica e Neurologia do HC-Unicamp. Veja mais.