Jornada de Pediatria celebra encontro de ex-alunos e comemora produção científica

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 21/11/2017 - 12:17

Dias 10 a 11 de novembro aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp a VII Jornada de Pediatria, IV Encontro de Residentes e Ex-Residentes da Pediatria, I Encontro de alunos e ex-alunos da Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Os eventos aconteceram nas arenas e auditório da faculdade. No dia 9 houve a pré-jornada com o curso sobre emergências em vias aéreas pré-hospitalar e RCP, com a médica Andréa de Melo Alexandre Fraga.

“Essa jornada tem um impacto científico e também de confraternização entre alunos, ex-alunos, professores e médicos-residentes. Colocamos como meta a sua realização no final do ano. A diferença foram os 68 pôsteres apresentados durante a jornada”, disse Mariana Porto Zambon, chefe do Departamento de Pediatria e anfitriã do evento.

A programação do evento contou com diversos assuntos abordados pelos médicos convidados durante os dois dias de programação: disforia de gênero, drogas, mídias digitais e adolescência, atendimento pediátrico às crianças com necessidades especiais, anemia falciforme e outros temas. (Veja a programação completa).

A abertura do evento contou com a participação de Luciana Rodrigues Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria. Luciana foi recebida com um show da bateria Batucogu, formada por alunos do curso de Medicina. (Veja o vídeo)

Após a mesa de abertura, que teve a participação do diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, do chefe de gabinete da reitoria da Unicamp, Joaquim Bustorff e do coordenador de assistência do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Luciana falou sobre o papel do pediatra.

“Crianças e adolescentes são indivíduos em constante mudança. As crianças e adolescentes representam o que temos de mais precioso para o futuro do país. É por isso que a credito que os pediatras são únicos capazes de cuidar desse futuro. Os sonhos são realizados na união de todos”, disse Luciana.

Comemoração das 500 teses defendidas

Durante o evento foi comemorado também a marca das 500 teses defendidas entro do programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Para celebrar essa marca histórica, 68 pesquisas foram inscritas. Os pôsteres foram avaliados por uma comissão julgadora composta por Silvia Brandalise, Edgard Ferro Collares e José Martins Filho entre outros.

Os trabalhos vencedores foram:

Correlação entre critérios ultrassonográficos e a elastografia hepática transitória (fibroscan®) no diagnóstico da fibrose hepática em crianças com fibrose cística de autoria de Flávia Andressa Justo; Maria Angela Bellomo-Brandão; Gabriel Hessel; Elizete A Lomazi; Roberto M Yamada;Thirzah M Lopes;Tiago S Pereira; Antônio F Ribeiro; Gabriela S Gomez; Natascha S Sandy; Juliana C C Barreto.

Prevalência do consumo das três principais refeições realizadas pelos adolescentes do município de campinas-sp: inquérito de base populacional de autoria de Suzy Ferreira de Sousa; Mariana Contiero San Martini; Daniela de Assumpção; Renata Luz Pinto; Regina Esteves Jordão; Marilisa Berti de Azevedo Barros; Antonio de Azevedo Barros Filho.

Prevalência do hipotireoidismo congênito e evolução da função tireoidiana de crianças com tsh filtro entre 5 e 10 mui/l na triagem neonatal de autoria de Flávia Corrêa Christensen-Adad, Carolina Taddeo Mendes-dos-Santos, Maura Mikie Fukujima Goto, Letícia Esposito Sewaybricker, Gil Guerra-Junior, Lília Freire Rodrigues D’Souza-Li, André Moreno Morcillo, Sofia Helena Valente de Lemos-Marini.