José Luiz da Costa é o primeiro latino-americano a receber prêmio da TIAFT por sua contribuição à toxicologia forense

Enviado por Camila Delmondes em Sex, 04/02/2022 - 16:29

“A qualidade das pesquisas em toxicologia forense realizadas aqui na Unicamp está seguramente entre as melhores do mundo”, disse o professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e coordenador executivo do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, José Luiz da Costa, ao ser contemplado, em 2022, com Achievement Award da Associação Internacional de Toxicologistas Forenses (The International Association of Forensic Toxicologists - TIAFT).

Esta é a primeira vez que um pesquisador latino-americano é laureado com a honraria da TIAFT, a mais importante sociedade científica do mundo na área da toxicologia forense.

“Fiquei muito feliz por receber esse prêmio, que representa um reconhecimento internacional importante da qualidade do trabalho que desenvolvemos na toxicologia forense”, comentou José Luiz ao destacar o trabalho realizado no âmbito do CIATox da FCM, que em novembro deste ano comemorará 40 anos de atividades. “Nosso laboratório é reconhecido internacionalmente pela qualidade e relevância em toxicologia clínica e toxicologia forense”, acrescentou.

Sobre José Luiz da Costa

Graduado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas, José Luiz da Costa é mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas e doutor em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela Unicamp e National Institute on Drug Abuse (EUA).

Foi perito criminal da Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo, diretor científico da Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia. E, em 2012, recebeu a Medalha do Mérito da Polícia Técnico-Científica “Governador Mário Covas”, maior honraria da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo.

Possui experiência nas áreas de toxicologia e química analítica instrumental, com ênfase em análises toxicológicas de emergência e forense, análise drogas de abuso, fármacos e praguicidas, técnicas de separação em fase gasosa (cromatografia gasosa) e em fase líquida (cromatografia líquida de alta eficiência e eletroforese capilar), espectrometria de massas aplicada às análises de interesse clínico e forense.