Livro sobre neurologia infantil traz os avanços científicos da última década para ajudar na conduta clínica

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 10/11/2017 - 11:28

Na manhã dessa quinta-feira (9), aconteceu no Ponto de Literatura da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp o lançamento do livro Condutas em Neurologia Infantil, organizado por Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro, Lisiane Seguti Ferreira e Kátia Maria Ribeiro Silva Schmutzler.

O livro, publicado pela editora Revinter e já em sua terceira edição, mantém a proposta de ser um guia atualizado das doenças e transtornos neurológicos que ocorrem em recém-nascidos, crianças e adolescentes.

“O livro é de fácil leitura, conteúdo robusto e apresenta conhecimentos de ponta na área da neurologia infantil”, disse Anamarli Nucci, neurologista e professora da FCM presente ao lançamento do livro que reuniu dezenas de pessoas na saguão do prédio-sede da faculdade onde fica o Ponto de Literatura.

De acordo com Maria Valeriana, a obra foi escrita por uma equipe coesa que reuniu os últimos trabalhos científicos apresentados em vários congressos e inovações adquiridas na última década a partir do avançado da neuroimagem, exames laboratoriais, genética clínica e consensos clínicos.

“Durante a consulta, se o médico tiver alguma dúvida, ele pode recorrer ao livro para tomar uma decisão quanto ao paciente avaliado, pois todos foram baseadas em tratamentos abrangentes e confiáveis”, recomentou Maria Valeriana.

Sobre
Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro cursou Medicina na Universidade de São Paulo. Nessa mesma universidade obteve o título de doutorado em 1971. Professora titular do Departamento de Neurologia da FCM possui larga experiência na área de Neurologia Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças cérebro-vasculares na infância e adolescência, neuroinfecções, neurohabilitação, neurocognição, neuroeducação, neurodesenvolvimento e neurociências.