Marcos Nolasco assume a coordenação do Ciped para o biênio 2018-2020

Enviado por Edimilson Montalti em qua, 07/11/2018 - 14:02

O pediatra Marcos Tadeu Nolasco da Silva assumiu a coordenação do Centro de Investigação em Pediatria (Ciped) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp para o biênio 2018-2020. O coordenador associado será o também pediatra Antonio Fernando Ribeiro. “A faculdade reconhece a importância do Ciped na formação do conhecimento científico”, disse Cláudio Saddy Rodrigues Coy, diretor associado da FCM durante a solenidade de posse que aconteceu na terça-feira (6).

“A pediatria pega sete faixas etárias, que vão desde o nascimento até os 24 anos de idade. No Ciped, temos 10 laboratórios de pesquisa, com inserção nacional e internacional. Aqui, é o cantinho da Unicamp onde fazemos estudos multi e interdisciplinares, com alegria e sorriso no rosto. Mas precisamos ir mais longe, precisamos chegar à transdisciplinaridade”, disse José Dirceu Ribeiro em seu discurso de despedida, após quatro anos como coordenador do Ciped.

Para Nolasco, ser coordenador do Ciped é a realização de um sonho. Durante o período que estiver à frente do centro, um dos principais focos do Ciped será o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de saúde e bem-estar de crianças e jovens. Segundo Nolasco, o Brasil hoje tem 92 milhões de crianças e adolescentes que são negligenciadas pelas políticas públicas de saúde.

“O bullying digital, a síndrome do déficit de brincar e as doenças crônicas são alguns dos novos desafios para a pediatria. Vamos buscar ideias novas e cooperação em pesquisas que associem o olhar humanístico ao valor biomédico, além de promover a disseminação do conhecimento produzido aqui”, pontuou Nolasco em seu discurso.