Médico da FCM coordenará o novo Departamento de Medicina Esportiva da SMCC

Enviado por Edimilson Montalti em qua, 06/12/2017 - 09:01

O médico Sérgio Rocha Piedade, professor do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, será o coordenador do Departamento de Medicina Esportiva recém-criado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). O time de profissionais conta ainda com os médicos da Unicamp Mauro Mitsuo Inada, Milton Possedente, Luiz Carlos Marques, Roberto Bizaco, Gerson Muraro Laurito, André Luís Lugnani de Andrade, Artur Henrique Diniz Costa e Rodrigo Gonçalves Pagnano

O anúncio foi feito no dia 21 de novembro, durante a posse dos novos coordenadores dos Departamentos, Comitês e Seções Científicas da SMCC. O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, acompanhou a cerimônia.

De acordo com Piedade, o Departamento terá a finalidade de oferecer ao associado da SMCC, médicos e profissionais da área de saúde um fórum para apresentar e discutir temas, fortalecer o elo entre atividade acadêmica e a prática clínica. Serão feitas reuniões mensais nas terceiras segundas-feiras de cada mês, cursos e eventos que mobilizem os diferentes serviços acadêmicos que atuem na área de medicina do esporte, na cidade de Campinas.

Os encontros terão como preocupação temas atuais como a busca crescente da população por orientação a prática esportiva, a importância da pré-avaliação física, o doping esportivo, a busca pelo corpo perfeito, a realidade das lesões, a longevidade e o uso do esporte para doentes crônicos – hipertensão, diabetes e obesidade.

“A Medicina Esportiva tem grande espectro de atuação. O esporte é uma paixão a todo ser humano, seja praticante ou espectador. O esporte nos faz sonhar, desafiar e enfrentar adversidades. Campinas recebe diversos eventos esportivos e possui várias agremiações, o que privilegia a prática de esportes”, disse Piedade, que comentou que o número de médicos com título de especialista em Medicina do Exercício e do Esporte ainda e pequeno no Brasil.

Sérgio Rocha Piedade é especialista em Ortopedia do Esporte e em Cirurgia do Joelho. É coordenador da Medicina do Exercício e do Esporte da FCM e presidente do Comitê de Medicina Esportiva da da International Society of Arthorscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).