Médicos-residentes do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia da FCM apresentam Trabalhos de Conclusão de Curso

Enviado por Camila Delmondes em Ter, 11/01/2022 - 16:26

No dia 16 de dezembro, no Anfiteatro do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, foram apresentados os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos Programas de Residência Médica (PRM) em Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia da Mão do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia (DORT) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Pela Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia, a sessão contou com a apresentação dos TCCs de Bernardo Couto Nunes Mendonça, Gabrielle Avelar Lamoglia Lopes, Henrique de Sancti Brandão, José Augusto Souza Santos Junior, Júlia Silva e Lima Schleder, Rafael Vinicius L. Quintino dos Santos e Rubens Américo F. de Sousa Pinto. Por sua, vez, o Programa de Residência Médica em Cirurgia da Mão contou com a apresentação dos trabalhos dos médicos Marcela dos Santos Martins e Arthur Peres Ferreira Neto.

Pelo DORT da FCM, assistiram as apresentações, os docentes Alberto Cliquet Junior, William Dias Belangero, Maurício Etchebehere, João Batista de Miranda e Rodrigo Gonçalves Pagnano. Este último, chefe do Departamento e supervisor do PRM em Ortopedia e Traumatologia.

Além dos demais médicos-residentes do DORT, em formação, também participaram do evento, os médicos assistentes do HC, Alessando Rozim Zorzi - preceptor do PRM - André Luis Lugnani de Andrade, Guilherme Grisi Mouraria, Maurício Coelho Lima, Mauro Caron e Eduardo Paiva Magalhães.

A médica Gabrielle Avelar Lamoglia Lopes recebeu o Prêmio de Melhor TCC com o trabalho intitulado Spinal Deformity Index e qualidade de vida de pacientes com diagnóstico densitométrico de osteoporose, orientado pelo professor colaborador do DORT, Marcelo Ítalo Risso Neto. Gabrielle também recebeu o reconhecimento do DORT enquanto residente de melhor desempenho geral, de acordo com as avaliações realizadas no decorrer do ano.

De acordo com Rodrigo Pagnano, os trabalhos apresentaram excelente nível na avaliação global da banca examinadora, tendo sido muitos deles “já publicados ou aceitos para publicação em periódicos indexados de circulação nacional e internacional”, comentou.

Assista, abaixo, o discurso da médica Gabrielle Avelar Lamoglia Lopes, ao receber o Prêmio de Melhor TCC

Veja, abaixo, a lista geral dos trabalhos defendidos

1. Aluna: Júlia
Título: ANÁLISE BIOMECÂNICA DA MARCHA DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE NECROSE AVASCULAR DA CABEÇA FEMORAL
Orientador: Prof. Dr. Alberto Cliquet Jr.
Co-orientador: Dr. Mauro Duarte Caron

2. Aluno: Brandão
Título: INFLUÊNCIA DO ESPORTE PARALÍMPICO NA INCIDÊNCIA DE OSTEOARTRITE DE COTOVELO NO PACIENTE LESADO MEDULAR
Orientador: Prof. Dr. Alberto Cliquet Júnior