"Não é admissível que alunos e profissionais da saúde realizem encontros com aglomerações de pessoas..."

Enviado por Camila Delmondes em Qua, 03/03/2021 - 10:12

À Comunidade da FCM:

O Brasil está em plena pandemia com novo recorde de mortes. A variante de Manaus se disseminou e já chegou ao Estado de São Paulo. Há evidências de que nesta segunda onda os jovens estão sendo mais gravemente acometidos por COVID do que na primeira onda da pandemia. O Brasil já ultrapassou 240.000 mortes e Campinas se aproxima de 1.800 casos letais.

Infelizmente, não há uma saída efetiva em curto prazo. A cobertura vacinal ainda é muito baixa para que se observe uma efetiva proteção. Além disso, quanto mais pessoas infectadas, maior a probabilidade de aparecer variantes do coronavírus mais agressivas.

Somos profissionais da saúde e temos compromisso com o combate à infecção por coronavírus, quer seja assistindo os pacientes, quer seja promovendo a realização de ações preventivas.

Neste cenário pandêmico não é admissível que alunos e profissionais da saúde realizem encontros com aglomerações de pessoas e com o abandono das medidas preventivas, as mesmas que tanto solicitamos aos nossos pacientes e à população que cumpram.

A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp tem sido surpreendida com algumas denúncias ou comunicados apontando aglomerações de pessoas. A Diretoria da FCM tem clareza que não é de sua competência arbitrar sobre atividades, encontros e eventos não institucionais realizados fora do campus. Todavia, qualquer aluno ou profissional que tenha algum vínculo com a FCM, independentemente de onde estiver, nos representa.

Seria dispensável, mas entendemos necessário reforçar o inquestionável compromisso da FCM com o combate à infecção por coronavírus. Assim, esperamos que profissionais e alunos ajam com o mesmo ímpeto e sentido que temos feito nos nossos espaços assistenciais e de pesquisa. Esse é o compromisso e a atuação que a sociedade espera de todos nós.

Prof. Dr. Luiz Carlos Zeferino
Diretor