Neurocirurgiões da FCM lançam guia para médicos e estudantes de medicina

Enviado por Edimilson Montalti em Qui, 30/05/2019 - 11:00

Andrei Fernandes Joaquim, Enrico Ghizoni e Helder Tedeschi, neurocirurgiões e professores do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, juntamente com Mauro Augusto Tostes Ferreira, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, são os editores do livro Fundamentos da neurocirurgia: um guia para médicos e estudantes de medicina.

De acordo com os editores, o objetivo do livro é fornecer aos médicos e estudantes de medicina um conhecimento básico dos distúrbios neurocirúrgicos mais comuns e preencher uma lacuna entre medicina clínica e neurocirurgia.

“Existe uma vasta gama de sinais e sintomas que todo clínico deve reconhecer antes de encaminhar o paciente a um neurocirurgião. Queremos tornar a prática neurocirúrgica compreensível para um público médico mais amplo”, explica Andrei Joaquim.

O livro é composto de capítulos que discutem cada uma das condições médicas mais importantes que merecem intervenção neurocirúrgica, fornecendo informações importantes sobre diagnóstico, aspectos clínicos, manejo da doença, procedimentos cirúrgicos e prognóstico. As fronteiras e os avanços na neurocirurgia também são abordados na publicação.

“O livro também pode ser usado como guia prático para estudantes de medicina que estão iniciando seus estudos e desejam ampliar seus conhecimentos em neurocirurgia”, reforçou o editor do livro.

O livro é publicado pela editora Springer e será lançado no dia 30 de julho. A pré-venda da edição em inglês já está disponível no site da Amazon. Veja aqui.