Palestra revisita a trajetória e obra do sociólogo Erving Goffman

Enviado por Edimilson Montalti em Qui, 02/05/2019 - 09:15

No dia 25 de abril, no anfiteatro da Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o sociólogo Everardo Duarte Nunes, professor colaborador do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, fez a palestra Goffman, compondo uma narrativa. A palestra faz parte de um projeto desenvolvido pelo Grupo de Estudos em História das Ciências da Saúde (GEHCS) que traz à faculdade especialistas e pesquisadores em temas voltamos para a história da ciência e da saúde.

“A palestra foi desenvolvida a fim de revisitar a trajetória e obra de Erving Goffman (1922-1982), cujas possibilidades foram ampliadas com a consulta aos Erving Goffman Archives, organizados pelo sociólogo Dmitri N. Shalin. A pesquisa e exposição partiram de uma ideia central calcada na “representação teatral” – dramaturgia – usada por Goffman em A representação do eu na vida cotidiana”, explica Everardo.

A apresentação foi “fragmentada” em 11 atos; 2 cenas (4º ato), último ato – Goffman – o testamento (texto escrito para ser lido na posse como 73º presidente  da American Sociological Association, quando Goffman já se encontrava hospitalizado e que não foi proferida pela morte do autor, mas publicado em 1983); o retorno ao palco (UnstFest em Shetland Islands/Escócia - 2018, local da pesquisa de campo realizada por Goffman em 1949, representação realizada por jovens da comunidade retomando as ideias do sociólogo).

Para a palestra, Everardo utilizou fac-símiles de documentos, fotos, textos e entrevistas sobre Goffman. No encerramento da palestra a palavra é a do principal protagonista, na “voz" de Cecília Meirelles – no poema Biografia.