Pesquisa da área de gastropediatria da FCM ganha prêmio em congresso

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 18/09/2018 - 09:13

De 29 de agosto a 1 de setembro, aconteceu em Porto de Galinhas, PE, o  17º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica. Durante o congresso, foram apresentados 383 trabalhos e 11% foram da Disciplina de Gastroenterologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

A pesquisa da FCM Análise das células dendríticas plasmocitóides em sangue periférico de crianças e adolescentes com hepatite autoimune em tratamento imunossupressor recebeu o prêmio intitulado Gilda Porta. Os autores são Maria Angela Bellomo-Brandão, Irene Santos, Ana Luisa A. Dias, Ana Leda Longhini, Mayra Todeschini de Assunção, Marcos Tadeu Nolasco da Silva, Gabriel Hessel, Adriana Maria Alves De Tommaso e Adriana Riccetto.

A pesquisa Motilidade Gástrica em crianças com agravo cerebral precoce e dificuldades alimentares por síndrome da zika congênita, desenvolvida por pesquisadores do Hospital das Clínicas de Pernambuco, recebeu o prêmio intitulado Edgard Ferro Collares, em homenagem ao professor emérito da Unicamp e docente do Departamento de Pediatria da FCM.

“O congresso foi excelente com discussão de casos, conferências e mesas-redondas tendo a participação de convidados estrangeiros. O expressivo número de trabalhos enviados e a premiação são motivos de muita satisfação aos docentes da Gastroenterologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da FCM”, disse a coordenadora da disciplina, a professora Elizete Aparecida Lomazi.

Quem é Gilda Porta

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1973), mestrado em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1980), doutorado em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1985) e residência-médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1975). Atualmente é professora assistente colaborador do Instituto da Criança Prof. Pedro de Alcântara e professora convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica. Atua, principalmente, nos seguintes temas: hepatite autoimune.

Quem é Edgard Ferro Collares

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (1964), mestrado em Metabolismo e Nutrição pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (1967), doutorado em Ciências Biológicas (1971) e Livre-Docência (1977) pela Universidade de São Paulo. É professor titular de Pediatria na Unicamp, aposentado desde 14/10/2008. Exerce, atualmente, a atividade de professor colaborador voluntário de Pediatria na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. É professor emérito outorgado pela Unicamp. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: esvaziamento gástrico e motilidade gastrointestinal.