Pesquisa da FCM sobre colite experimental é premiada em Fortaleza

Enviado por Camila Delmondes em Sex, 27/09/2019 - 09:34

A pesquisa “Papel da Resovina D2 e do Ácido Graxo Poli-Insaturado Ômega-3 na Colite Experimental Induzida por DSS”, realizada no âmbito do Laboratório de Investigações em Doenças Inflamatórias Intestinais (LABDII) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, recebeu o Prêmio Lusmar Veras Rodrigues de Melhor Trabalho na Área de Cirurgia Experimental, do 68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, realizado em Fortaleza, Ceará, de 18 a 21 de setembro.

Veja o certificado.

O estudo foi orientado pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia, Raquel Franco Leal, e tem como autores principais, o gastrocirurgião e mestrando Fábio Henrique Mendonça Chaim, a pós-doutoranda Livia Bitencourt Pascoal e a aluna de iniciação científica Bruna Biazon Palma.

O trabalho também é assinado em coautoria pelos pesquisadores, Bruno Lima Rodrigues, Maria Lourdes Setsuko Ayrizono, João José Fagundes e Lício Augusto Velloso.

Além de um diploma de reconhecimento de Melhor Tema Livre na Área de Cirurgia Experimental, a premiação conferiu a Fábio Chaim, uma vaga no Curso Cirurgia Colorretal Laparoscópica (COLOLAP), oferecido pelo Instituto Lubeck de Ensino e Pesquisa.

Homenagem

O Prêmio Lusmar Veras Rodrigues é uma homenagem ao gastrocirurgião e professor titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Conhecido por sua habilidade e competência, o professor Lusmar faleceu em dezembro de 2018.