Pesquisa sobre uso de mídia social por estudantes de Medicina é premiada em congresso internacional de Educação

Enviado por Edimilson Montalti em Qui, 06/09/2018 - 14:09

O pôster Learn + Fun: how social media and gamification can foster students' participation in an online emergency course recebeu o prêmio de melhor pôster do Congresso Europeu de Educação Médica (AMEE 2018). A pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp concorreu com outros três mil trabalhos inscritos.

O pôster descreve as ações criadas na disciplina de Emergências Clínicas da Unicamp que incentivaram a participação dos alunos do sexto ano de Medicina no curso online.  O trabalho foi desenvolvido por Tiago de Araújo Guerra Grangeia, Bruno de Jorge, Dario Cecílio-Fernandes e Rene A. Tio. A orientação foi de Marco Antônio de Carvalho-Filho.

“Não esperávamos o primeiro lugar. Realmente foi sensacional”, disse Tiago.

O objetivo da pesquisa foi investigar se a idealização do personagem Jacinto Bemelhor no Facebook e a implementação de uma estratégia de gamificação poderiam aumentar o sentimento de pertencimento e a participação dos estudantes em uma plataforma online e no estágio da disciplina de Medicina de Emergência.

De acordo com os resultados da pesquisa que foi aplicada de 2011 a 2017 em 462 estudantes do sexto ano do curso de Medicina da FCM, ambas as estratégias promoveram um sentimento de pertencimento, aumentando o tempo de autoestudo e envolvendo os alunos em uma comunidade de prática online.

“O engajamento em atividades de mídia social complementou a necessidade de relacionamento, a gamificação alimentou o sentimento de competência e os alunos se sentiram mais autônomos para escolher seu caminho em direção ao material de estudo e ao tempo”, afirmou Grangeia, que continuará trabalhando com metodologias ativas de ensino que incluem o ensino à distância e as simulações de emergência e de consultas médicas.

De acordo com Silvia Passeri, coordenadora pedagógica do curso de Medicina da FCM, um dos fatores que comprometem o processo de aprendizagem é a falta de concentração nas aulas que, muitas vezes, ocorre por falta de motivação do estudante no ambiente de ensino. Pesquisas indicam que o maior aproveitamento dos estudos está associado a métodos de ensino ativos. A aprendizagem ativa é mais motivadora por permitir um maior envolvimento do estudante, além de desenvolver o pensamento crítico e as habilidades de comunicação.

"A FCM estimula o uso de metodologias ativas e oferece apoio aos professores para a implantação. Inovar em métodos de ensino resulta em estudantes mais motivados para o processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, melhor qualidade na formação do profissional", reforça Silvia.

Leia a pesquisa na íntegra.