Pesquisadora da Universidade de Barcelona é convidada da Liga Acadêmica de Doenças Inflamatórias Intestinais da Unicamp

Enviado por Camila Delmondes em Qui, 13/01/2022 - 13:39

No dia 30 de novembro, a Liga Acadêmica de Doenças Inflamatórias Intestinais (LDII) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp contou com palestra de encerramento do ano, proferida pela pesquisadora do grupo de pesquisa em Doenças Inflamatórias Intestinais do Instituto de Pesquisas Biomédicas August Pi i Sunyer (IDIBAPS) e Hospital Clínic da Universidade de Barcelona, Isabella Dotti.

Especialista no estabelecimento de culturas de organoides de células epiteliais intestinais humanas in vitro, Isabella Dotti foi uma das primeiras cientistas do mundo a publicar sobre organoides em doenças inflamatórias. Para os ligantes da FCM, a pesquisadora falou sobre a importância dos organoides intestinais humanos enquanto nova ferramenta de modelagem da fisiologia e fisiopatologia intestinal.

De acordo com o presidente da LDII, Tiago Andrade Damázio, a palestra de Isabella Dotti, além de introduzir o assunto no contexto das discussões promovidas pela Liga, contribuiu para ampliar horizontes, na busca científica por maneiras cada vez mais inovadoras de estudar o corpo humano e suas patologias. “A experiência foi muito rica e com certeza abriu portas para futuras parcerias", disse o estudante.

“Foi uma oportunidade única na graduação, poder receber uma pesquisadora estrangeira para falar de um assunto tão em alta nos dias de hoje, com capacidade de revolucionar o mundo da pesquisa. Palestra excepcional!”, elogiou o secretário da LDII, Adherbal Víctor Rodrigues Teixeira.

Responsável pelo Departamento de Ensino da LDII, o estudante Lucas Biglia Gonçalves Ramos destacou o papel da Universidade na oferta de oportunidades que agregam ensino, pesquisa e extensão. “Foi uma grande honra poder receber uma convidada do exterior nos contemplando com uma belíssima aula sobre um tema relativamente novo e com enorme potencial para as pesquisas fisiopatológicas das Doenças Inflamatórias Intestinais”, disse.

Além de Tiago, Adherbal e Lucas, a palestra foi acompanhada por graduandos, pós-graduandos, e pelos membros do corpo diretivo da LDII: Bruna Biazon Palma (presidência), Ana Paula Menezes de Freitas Franceschini (Extensão), Verônica Paiva Nascimento (Ensino), Maria Luiza Rodrigues Almeida (Marketing), Dante Orsetti Silva Araújo (Pesquisa), e também pela professora coordenadora da LDII, a docente do Departamento de Cirurgia, Raquel Franco Leal.

Leia também
FCM recebe visita de pesquisadora da Universidade de Barcelona e delegação de Maastricht