Pesquisadores qualitativistas debatem procrastinação de publicações e interface entre Saúde, Filosofia e Ciência

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 23/09/2019 - 16:35

No último quinta-feira (19), cerca de 60 pesquisadores e convidados  debateram na 13ª Reunião Trimestral Aberta de Pesquisa Qualitativa das Áreas da Saúde da Unicamp. O evento aconteceu no período da manhã, no anfiteatro da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Os temas debatidos foram: A procrastinação da publicação de artigos de pesquisas concluídas: Que fatores pessoais, grupais e culturais estariam associados?  Quais as estratégias para ‘ressuscitação’ de resultados e manuscritos?, com Rodrigo Almeida Bastos, doutorando da FCM; Pesquisas qualitativas na interface de áreas acadêmicas da saúde: Como aproximar áreas? Como levantar temas? Como eleger quadro teórico?, com Luciane Miranda Guerra, professora da área de Psicologia Aplicada do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp e Transitando a pesquisa qualitativa entre os campos acadêmicos da Filosofia e da Ciência: Conceitos, convergências e diferenças, de Maria Aparecida Viggiani Bicudo, professora titular pela UNESP.

Após a reunião, houve o lançamento do livro Leituras em pesquisa qualitativa. O livro foi organizado por Maria A. V. Bicudo e António Pedro Costa e foi publicado pelo Editora Livraria da Física.