"Presente representa afeto, atenção, coisa boa”. Ação de Natal da FCM distribui "alegria e esperança" para crianças de Campinas

Enviado por Camila Delmondes em Sáb, 25/12/2021 - 09:13

Uma corrente de solidariedade. Assim pode ser definida a campanha Corrente do Bem Natal Feliz 2021. Uma iniciativa da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, que a partir do voluntariado de alunos, docentes e funcionários da universidade, e também de empresas e entidades civis, arrecadou e distribuiu mais de 1.500 brinquedos para crianças residentes na periferia de Campinas.

No dia 20, a Corrente do Bem promoveu uma verdadeira festa de Natal na ocupação Vila Paula, com direito a pipoca, cama elástica, distribuição de cerca de 200 brinquedos e muitas brincadeiras. A ação foi acompanhada pelo docente do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, Rubens Bedrikow, que coordena um projeto de extensão universitária no local há mais de quatro anos.

Acompanhado de alunos do projeto e funcionários da FCM, Rubens Bedrikow deu passagem ao Papai Noel Rubens, com direito à fantasia completa e companhia da Mamãe Noel Luciane Cardoso, moradora do Jardim do Lago II que há mais de 10 anos distribui brinquedos para as crianças do bairro onde mora e imediações.

“As crianças esperam o Natal. Presente representa afeto, atenção, coisa boa. As comunidades que moram em lugares muito pobres são invisíveis para o restante da sociedade, justamente por serem muito pobres. Então chegar até elas e fazer uma festa tem muito significado”, comentou o docente.

Veja como foi, na cobertura do repórter cinematográfico Marcelo SantaRosa.

No dia 23, antevéspera de Natal, foi a vez das crianças residentes nos bairros Jardim do Lago I e II, Nossa Senhora da Conceição e Campo Belo receberem a visita da Mamãe Noel Luciane e do Papai Noel Joabe Barros. Acompanhados de moradores, funcionários e estudantes do curso de Medicina da FCM, a ação distribuiu brinquedos de forma espontânea, com pausa para fotos, entrevista e muita descontração.

“Natal para mim não é somente uma ceia com a mesa cheia de alimentos. É poder abraçar essas crianças e levar para elas um pouquinho de alegria e esperança de um mundo melhor”, disse Luciane.

Veja a cobertura da ação pela TV Band Campinas

Sobre a Corrente do Bem

A Corrente do Bem FCM: Natal Feliz teve início como um conjunto de ações de natal dirigidas à comunidade interna da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e consistia na realização de eventos de integração para alunos, docentes e funcionários, sempre incluindo a realização de pequenas campanhas de solidariedade voltadas à comunidade externa, socialmente mais vulnerável.

Nos últimos 2 anos, a campanha de arrecadação de brinquedos cresceu exponencialmente, atraindo também o apoio de parceiros da iniciativa privada. As doações, que antes eram destinadas à instituições e ONGs, passaram a somar as doações de uma campanha solidária de mesmo nome, realizada de forma voluntária, pela moradora do bairro Jardim do Lago II, Luciane Cardoso, uma liderança reconhecida pela comunidade local.

De acordo com a disponibilidade arrecadada,  os brinquedos são destinados às crianças residentes na comunidade Vila Paula e nos bairros Gleba B, Jardim do Lago I e II, Jardim Nossa Senhora de Lourdes, Saltinho, Boa Vista, Monte Cristo e Santa Marta.

Hoje, a Corrente do Bem FCM integra uma corrente ainda maior na cidade de Campinas, que além de arrecadar brinquedos de vários pontos da cidade, doados por pessoas jurídicas e pessoas físicas, também realiza ações pontuais de distribuição de cestas básicas.

Parceiros em 2021

Assim como em 2020, além de contar com o voluntariado de alunos, docentes e funcionários da FCM, a Corrente do Bem também contou com o engajamento e apoio de organizações não-governamentais, entidades estudantis e empresas parceiras na arrecadação dos brinquedos, dentre as quais: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (Proec), Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) Hemocentro Unicamp, Aliança Brasil-China de Campinas, Enactus Facamp, Enactus Unicamp, Agência Código19 Fotojornalismo e Arqtus Concept (Garagem Solidária).