Professor da FCM é eleito secretário-tesoureiro do Comitê de Pesquisa em Sociologia da Saúde da ISA

Enviado por Edimilson Montalti em Qua, 16/01/2019 - 15:55

Nelson Filice de Barros, professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi eleito secretário-tesoureiro do Comitê de Pesquisa em Sociologia da Saúde (Research Committee – RC15) da Associação Internacional de Sociologia (International Sociologicl Association - ISA). O mandato será de oito anos junto à ISA, que teve, entre seus presidentes, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil.

“Há dez anos eu participo da ISA e a proposta é desenvolver pesquisas internacionais colaborativas na área da sociologia da saúde. Meu primeiro desafio será ajudar na organização do Fórum Mundial de Sociologia, que será em 2020, em Porto Alegre e, depois, o Congresso Mundial de Sociologia, em 2022, em Melbourne, Austrália”, revelou Nelson.

A ISA foi fundada em 1949 com o apoio da Unesco e congrega sociólogos de 126 países. Veja aqui o livro que conta a fundação da ISA. O comitê RC15 foi criado em 1963 e é um dos mais antigos da ISA. Saiba mais sobre o RC15.

Nelson Felice de Barros é professor livre-docente da área de Ciências Sociais Aplicadas à Saúde e coordenador do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (LAPACIS), do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. É graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990-1993), especializado em Sociologia da Saúde no DSC/FCM/Unicamp (1994), onde também obteve os títulos de mestre (1997), doutor (2002) e livre-docente (2013). Na FCM, exerceu cargo de chefe adjunto do Departamento de Saúde Coletiva (2010-2012) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (2014-2016 e 2018-atual). Realizou pós-doutorado na Universidade de Leeds/UK (2006-2007) e Estágio Sênior na Universidade de Londres/UK (2017). Desenvolve pesquisa em Estudos Culturais em Saúde; Sociologia da Saúde; Sociologia das Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde; Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa; Ensino das Ciências Sociais na Área da Saúde; e Saúde Coletiva.