Professores e estudantes do curso de Medicina refletem sobre “Avaliação da Aprendizagem”

Enviado por Camila Delmondes em Ter, 16/10/2018 - 11:41

Uma vez a cada semestre, todos os cursos de graduação da Unicamp dedicam um dia inteiro para refletir sobre os caminhos de cada graduação. Neste semestre, o Dia de Avaliação do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) aconteceu no dia 9 de outubro e teve como tema a “Avaliação da Aprendizagem”. O evento foi organizado pelo Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação Médica (Napem) e pela Coordenadoria do Curso de Medicina, com a participação de representantes dos alunos do 1º ao 6º ano da graduação.

Pela manhã, a avaliação contou com parte teórica sobre processos de avaliação de aprendizagem, com os professores da FCM Marcelo Schweller, Angélica Maria Bicudo e Flávio César de Sá; e com a apresentação de perspectivas pessoais sobre o processo de avaliação do curso de Medicina pelos alunos de graduação Julian Furtado Silva (5º ano), Juliano Watanabe (1º ano), Matheus Santarosa Cassiano (4º ano), e pelo médico residente Ugo Caramori. No período da tarde, embasados pelas apresentações ocorridas no perído da manhã, o público participou de atividades de discussão.

De acordo com o coordenador do Napem, Erich Vinícius de Paula, identificar oportunidades de melhorias e construir propostas estiveram entre as metas a serem alcançadas pelo Napem durante o evento de avaliação do curso de Medicina. “Uma das questões colocadas pelo corpo discente é que a avaliação é um espaço muito importante de troca entre os alunos e a instituição, onde é possível dar e receber retorno em relação ao curso”.

Erich também destacou o papel do Napem no aprimoramento dos instrumentos de avaliação. “Lidamos com informações colhidas dos estudantes e temos o compromisso de dar um retorno sobre os dados obtidos. Isso já começou a ser feito em 2017, com a divulgação ampla dos resultados. Compreendemos que o processo de avaliação institucional só faz sentido se houver retorno”.

A cerimônia de abertura do evento também contou com a presença do diretor associado da FCM, Cláudio Saddy Rodrigues Coy; da coordenadora do curso de Medicina, Joana Fróes Bragança Bastos; do vice-coordenador do curso de Medicina, Fábio Husemann Menezes, e da coordenadora pedagógica do Napem, Silvia Maria Riceto Ronchim Passeri.


Dia da Avaliação: Ideias em Aprendizagem Médica
Prof. Dr. Marcelo Schweller

“Uma das coisas mais complicadas da vida é perceber que o que a gente pensa de nós é diferente do que os outros pensam de nós, que é diferente do que a gente pensa que os outros pensam de nós e que, provavelmente, tudo isso é diferente do que a gente realmente é. Essas distâncias e diferenças atrapalham muito qualquer processo que precise de interação, sinergia e colaboração”, disse o médico Marcelo Schweller, responsável pela disciplina de Medicina de Emergência da FCM, durante o Dia de Avaliação do curso de Medicina da FCM.

Continue lendo.


Dia da Avaliação: O quê, quem, como e por quê avaliar?
Profa. Dra. Maria Angélica Bicudo

No Dia da Avaliação do curso de Medicina da FCM, a professora do Departamento de Pediatria da FCM, Angélica Maria Bicudo – referência em pesquisa no campo do Ensino Médico – falou sobre os diferentes critérios e métodos de abordagem envolvidos nos processos de avaliação do ensino-aprendizagem.

“Temos a Avaliação Diagnóstica, que identifica conhecimentos prévios dos alunos e é realizada antes de iniciar qualquer processo de aprendizagem, a Avaliação Formativa que verifica o desempenho do aluno durante a realização do curso e serve para orientar o aprendizado e a Avaliação Somativa verifica o resultado do aprendizado e é utilizada para a progressão do aluno”, explicou a especialista.

Continue lendo.


Dia da Avaliação: Ética na Avaliação da Aprendizagem
Prof. Dr. Flávio César de Sá

Para Flávio César de Sá, chefe do Departamento de Saúde Coletiva da FCM e responsável pela Área de Ética e Saúde, o fato de poder contar uma discussão sobre “Ética”, no Dia da Avaliação do curso de Medicina da FCM, proposta pela Comissão de Ensino de Graduação e pelo Napem, indica uma movimentação positiva da faculdade no sentido de colocar em prática o que em muitos outros lugares permanece apenas no campo do discurso.

“Embora muitas faculdades tenham em seus objetivos ‘formar médicos éticos e humanistas, preparados para lidar com as dificuldades da vida’, poucas são as instituições que oferecem disciplinas sobre ética e profissionalismo em seu currículo, de forma obrigatória”, afirmou.

Continue lendo.


Dia da Avaliação: A avaliação sob a perspectiva do aluno
Juliano Watanabe, aluno do 1º ano de Medicina

Indicado pelos colegas de turma para falar sobre os processos de avaliação a partir da perspectiva dos estudantes, o aluno do 1º ano, Juliano Watanabe, ficou surpreso com a nomeação. “Sou um aluno super na média, nada fora da curva”, pensou de imediato. Tendo refletido pela segunda vez, chegou à conclusão de que a serenidade com que ele encara os processos avaliativos talvez tenha sido o real motivo do convite. “Tenho essa carinha de 20 anos, mas na verdade tenho 34. Talvez eu me estresse um pouco menos com essas coisas”, disse.

Continue lendo.