Profissionais de saúde de Campinas, Itatiba e Muzambinho fazem capacitação na FCM

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 14/09/2018 - 11:29

Cerca de 450 profissionais da área da saúde das cidades de Campinas, Itatiba e Muzambinho farão, durante um ano e meio, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o curso de Especialização em Saúde da Família no Cuidado da Atenção Básica. O curso é oferecido em parceria entre a Unicamp e as secretarias de Saúde para médicos, enfermeiras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, dentistas e nutricionistas das três cidades.

“Essa já é a décima edição desse curso. O Programa Saúde da Família é a principal estratégia em atenção básica para a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde. A equipe de saúde da família tem que combinar a capacidade clínica de diagnóstico com a capacidade preventiva em cada família, em cada indivíduo, na linha da educação à saúde, na comunicação e na transmissão de conhecimento”, disse Gastão Wagner de Souza Campos, médico da FCM e coordenador do curso.

De acordo com o secretário de Saúde Campinas, Cármino de Souza, para uma política pública de saúde emplacar de maneira definitiva é necessário criar um mecanismo robusto de capacitação para os profissionais da saúde. “Hoje, ninguém trabalha sozinho. Esse curso deve ser replicado em todo o Brasil”, ressaltou Cármino durante a abertura do evento, ocorrida na quarta-feira (12), no auditório da FCM.

Para o chefe do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, Flávio Cesar de Sá, o Programa Saúde da Família deveria nortear toda a formação do aluno de Medicina. “Os alunos da FCM são inseridos na rede de saúde desde o primeiro ano”, revelou. O diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino, disse que todos os 20 países com maior IDH tem, no programa saúde da família, um forte alicerce para essa classificação.

“No Brasil, tem-se ainda a impressão de que o médico da saúde da família é aquele que vai atender em casa, e isso é um equívoco. Precisamos construir um bom modelo de formação profissional para termos um sistema de saúde consistente e que atenda as demandas de saúde da população”, ressaltou Zeferino.

A mesa de abertura do evento também contou com a participação de Fábio Alves, secretário de Saúde de Itatiba que mostrou os avanços de imunização contra gripe, febre amarela, sarampo e poliomielite conseguidos na cidade por meio da ação dos profissionais do Programa Saúde da Família. “Chegamos a mais de 95% de imunização da população de Itatiba”, disse Fábio.

A aula de abertura do curso foi proferida por Gastão Wagner, professor do Departamento de Saúde Coletiva da FCM. O tema foi “Resistir e avançar: Nosso movimento em defesa do SUS”. Durante o curso, os alunos serão divididos em turmas de 20 alunos. Eles terão aulas uma vez por mês. A metodologia do curso é centrada na prática com a discussão de casos reais e na formação cognitiva.