Projeto de Extensão da Unicamp e médico da FCM recebem prêmios da Câmara de Campinas

Enviado por Edimilson Montalti em seg, 07/01/2019 - 10:57

O projeto “Cidadania, Saúde e Democracia”, da Unicamp e o médico Rubens Bedrikow, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, receberam o diploma de mérito “Herbert de Souza – Betinho” e “Dr. Roberto Maia Rocha Brito”, respectivamente. A iniciativa foi do vereador Rubens Gás. A entrega foi na sexta-feira (14) na Câmara de Municipal de Campinas.

O projeto de extensão aconteceu esse ano na ocupação Vila Paula e teve origem no Coletivo de Estudos Paideia, coordenado pelo professor Gastão Wagner de Souza Campos, do Departamento de Saúde Coletiva da FCM. Rubens Bedrikow, especialista em Saúde da Família e professor do mesmo Departamento, esteve à frente do trabalho de campo.

Os alunos do 4˚ ano de medicina realizaram visitas domiciliares na Vila Paula, na lógica da Estratégia da Saúde da Família. Em seguida, um grupo formado por alunos de medicina, enfermagem, ciências sociais, midialogia e pedagogia, residentes de medicina preventiva e social e pós-graduandos, realizaram atividades aos sábados à tarde.

“No início, éramos pouco ou quase nada conhecidos da comunidade. Começamos nossa aproximação pelas crianças, e, logo em seguida, suas mães, atentas e curiosas também se aproximaram. Aos poucos, fomos adquirindo conhecimento sobre a vida numa ocupação”, relembra Rubens.

Em seu discurso de agradecimento pelos prêmios recebidos, Rubens ressaltou a importância da universidade pública sair de seus muros e ir até a comunidade. Na Vila Paula, a Unicamp vem desenvolvendo atividades de extensão comunitária, ensino e pesquisa. O projeto também tem contribuído para a formação de profissionais mais comprometidos com a justiça social e a solidariedade.

"Estamos desenvolvendo pesquisas de iniciação científica sobre desigualdades sociais, itinerário terapêutico, incorporação de uma ocupação recente a uma unidade de saúde e sofrimento de mães jovens. Estamos começando um projeto de mestrado que incluirá também as famílias de imigrantes haitianos”, revelou Rubens.

Leia o discurso de Rubens Bedrikow

Veja o álbum de fotos.