Residência Multiprofissional em Saúde Mental publica manual com orientações sobre o programa

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 30/10/2017 - 10:05

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp acaba de publicar o Manual do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental. O manual foi preparado pela professora Rosana Teresa Onocko-Campos, coordenadora da residência em Saúde Mental, supervisores e alunos.

De acordo com Bruno Emerich, um dos autores do manual, "o material sistematiza o percurso da residência, apontando os suportes pedagógicos que sustentam o processo educacional, com informações para os residentes, campos de estágio, Unicamp e interessados em ingressar ou conhecer a formação ofertada". Já para Ellen Ricci, supervisora do segundo, “a ideia do manual também é dar maior transparência e visibilidade ao Programa, considerando a procura, que tem sido crescente a cada ano”.

"A universidade pública tem como responsabilidade formar trabalhadores sensíveis às reais necessidades de saúde dos territórios, atentos aos direitos dos cidadãos e que tenham competências teórico-técnicas para a melhoria do sistema de saúde. A Residência em Saúde Mental tem esse compromisso com as políticas públicas de saúde de Campinas e região, que têm absorvido quase que integralmente os residentes ao término do curso", revelou Rosana.

Histórico

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Departamento de Saúde Coletiva da FCM da Unicamp, teve início em 2012 e, desde então, tem qualificado a formação de trabalhadores para atuar em serviços de saúde do Sistema Único de Saúde, sobretudo na área de saúde mental. O curso tem duração de dois anos, com 60 horas de atuação semanal, dentre atividades práticas e teóricas. Anualmente são oferecidas 15 vagas para profissionais em Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Enfermagem.  Para 2017 o programa teve 289 candidatos inscritos.  O processo seletivo ocorrerá no dia 05 de novembro.

O manual está disponível para download nos links: