Sébastien Pesce, da Universidade de Orléans, participa de reunião do Diretório de Análise Institucional & Saúde Coletiva

Enviado por Edimilson Montalti em ter, 12/03/2019 - 14:31

No dia 23 de fevereiro, Sébastien Pesce, da Universidade de Orléans, França, esteve na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participando da reunião mensal do Diretório de Análise Institucional & Saúde Coletiva. Sébastien debateu a questão da migração na Europa, dando ênfase à alta prevalência de transtornos mentais entre os migrantes, seus filhos e netos, associada às barreiras de inserção em um novo país. Ele também abordou o quanto a presença dos migrantes nas escolas promove uma diversidade enriquecedora aos estudantes e professores. A discussão se ampliou para os impactos sociais, tanto no Brasil quanto na França, da falta de garantias de direitos em função de classe social, vínculos territoriais, raça e gênero. Pesce veio ao Brasil como professor visitante da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, a convite da professora Cinira Magali Fortuna.

O Diretório de Pesquisa do CNPq Análise Institucional & Saúde Coletiva, foi criado em 2003 e é coordenado pela professora Solange L’Abbate, do Departamento de Saúde Coletiva da FCM da Unicamp. O Diretório reúne docentes e pós-graduandos de Universidades públicas e privadas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Goiás e Mato Grosso, bem como profissionais vinculados a serviços públicos de saúde nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Desde 2009, participantes deste diretório reúnem-se no último sábado de cada mês no Auditório do Departamento de Saúde Coletiva. Em cada encontro os participantes apresentam suas investigações, não apenas as já concluídas como também as que estão em andamento. É comum também a presença de convidados que não pertencem ao diretório que vêm apresentar e discutir seus trabalhos de pesquisa e/ou intervenção.

A próxima reunião será no dia 30 de março, às 9 horas, no anfiteatro do Departamento de Saúde Coletiva. O tema será O professor enfermeiro e a docência no ensino superior. O convidado é José Renato Gatto Júnior, coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade São Luís de Jaboticabal e enfermeiro da Estratégia Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Pontal, SP. Todas as reuniões são abertas, sem necessidade de inscrição prévia. Veja aqui o convite.