Seminário sobre voz e trabalho reúne especialistas da América Latina na Unicamp

Enviado por Edimilson Montalti em Qua, 28/08/2019 - 11:27

No dia 22 de agosto, aconteceu na sede da Adunicamp, o II Seminário Latinoamericano de Voz e Trabalho. O objetivo do evento foi apresentar o impacto do Protocolo Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho anunciado em 2017 pelo Ministério da Saúde, durante o I Seminário Latinoamericano de Voz e Trabalho, ocorrido na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e organizado por iniciativa do Grupo de Trabalho Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho.

De acordo com Helenice Nakamura, professora do DDHR da FCM, durante o II Seminário foram abordados os custos com os afastamentos decorrentes problemas de voz em outros países da América Latina, como Chile e Colômbia, os benefícios concedidos aos profissionais que se afastaram decorrente de distúrbios de voz no Brasil, o cenário atual do Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho e as particularidades de atuação com professores que atuam no ensino público e no privado.

“Muitas vezes o professor tem uma tripla jornada e sua saúde é muito comprometida. Por medo do desemprego, o professor não se afasta por problemas de saúde seja este de origem vocal ou mental”, disse Paulo José Nobre, do Sinpro de Campinas e região, durante a mesa da tarde em que foram apresentadas experiências com o DVRT, as barreiras encontradas e os facilitadores na implementação de ações.

Ao fim do evento, foi elaborada uma lista de tarefas com ações que precisam ser desenvolvidas para aprimorar e aumentar as notificações do DVRT.

A abertura do evento foi presidida por Ana Carolina Constatini, do DDHR da FCM e contou com a presença de Christiane Marques do Couto, representando o diretor da FCM e a coordenadora do DDHR; Gustavo Korn, presidente da ABORL-CCP e da Academia Brasileira de Laringologia e Voz; Márcia Bandini, presidente da ANAMT e professora do Departamento de Saúde Coletiva da FCM; Léslie Picolotto Ferreira, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e coordenadora do laboratório de voz da PUC São Paulo (LaborVOX); Heloísa de Oliveira Macedo, representando o Conselho Regional de Fonoaudiologia do Estado de São Paulo (CREFONO 2); Flávia Ferreira Nogueira e Sousa, representando a Coordenação do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública, da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde.

Histórico

A primeira edição do Seminário Latino Americano de Voz e Trabalho ocorreu em 2017, nas dependências da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, por iniciativa do Grupo de Trabalho Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho, composto pelas professoras Ana Carolina Constantini, Helenice Yemi Nakamura, do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR), em conjunto com Leslie Piccolotto Ferreira, professora colaboradora da Unicamp e professora titular da PUC-SP) e com as fonoaudiólogas Eliane Regina Zampieri de Lima e Márcia Tiveron de Souza, profissionais que atuam nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhado( CEREST)  de Campinas e região e estadual, respectivamente. Na ocasião do evento, foi anunciada pela representante do Ministério da Saúde, da área da Saúde do Trabalhador, a publicação do Protocolo Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho. No ano seguinte, em 2018, o Protocolo foi publicado na série de Complexidade Diferenciada.

Leia também:
DVRT segue para publicação, anuncia representante do MS em evento internacional da voz