Sonhos se encontram na matrícula dos calouros de Medicina e Fonoaudiologia

Enviado por Edimilson Montalti em Qui, 28/02/2019 - 15:27

Foi preciso esperar mais de 50 anos para fazer medicina. O tempo não conta. A emoção é a mesma. O sonho não mudou. É assim que o engenheiro mecânico Cláudio Valente, 52, de São Bernardo do Campo, chega à Unicamp. Desde que terminou o ensino médio ele queria ser médico. Mas precisou trabalhar por 32 anos até ter condições de fazer medicina. “Prestei Unicamp no ano passado. Faltou pouco. Agora eu consegui. Me mudarei para Campinas com minha esposa e filho caçula. Sei que não será fácil”, disse Cláudio, emocionado.

Bernardo Reis de Lara veio de Brasília e passou pelo Enem. João Pedro da Cunha Tavares é de Maceió. Josué de Almeida Davi e Vanderlei Alves da Silva Júnior são de Barretos. Todos aguardavam, ansiosos, o momento de efetivar a matrícula para o curso de medicina – inclusive as famílias. A cada senha chamada, o coração disparava. “Faz uma semana que não durmo. Fazer medicina na Unicamp será demais, tenho certeza”, disse Vanderlei, resumindo um pouco do sentimento de todos.

Maria Cleuza Rodrigues Salviano acompanhou a neta Isabela de Morais Salviano, de Jundiaí, na matrícula do curso de Fonoaudiologia. Ela foi aprovada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e aguardou o resultado da Unicamp. Ao sair a lista de aprovados, Isabela não teve dúvidas. “Quando fui pesquisar sobre o curso de Fonoaudiologia, vi que a Unicamp era a melhor”, revelou Isabela, que estudou em escola pública e fez um cursinho preparatório popular para o vestibular.

Eric Rodrigues Dias também é de Jundiaí e escolheu fazer Fonoaudiologia na Unicamp. Ele também entrou pelo Enem. No passado ele queria fazer arquitetura ou artes visuais, porém, conheceu a área da fonoaudiologia e resolveu “dar uma chance” para o curso. “Fiz teste vocacional, pesquisei e conversei com pessoas sobre a área. Vou ter certeza de minha escolha ao longo do curso”, disse Eric.

Os calouros foram recepcionados na FCM por alunos veteranos e integrantes das Atléticas, Centros Acadêmicos, Diretório Científico, Coletivos e Grupo de Dança Bamboleio. Após receberem informações sobre os cursos e consentirem com a pintura corporal, eles acompanharam a apresentação da bateria Batucogu. “Não permitimos nenhum tipo de trote violento. As ações desse ano estão alinhadas com objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU”, disse a coordenadora do curso de graduação em Medicina da FCM, Joana Fróes Bragança Bastos, que deu as boas-vindas a vários pais e alunos. Acompanhe a programação da Calourada 2019 na Unicamp.

A terceira chamada presencial acontece no dia 22 de fevereiro, das 9 às 12 horas, no auditório da FCM para os alunos aprovados em medicina e no anfiteatro 1 da FCM, para os alunos aprovados em fonoaudiologia. A confirmação de matrícula – obrigatória – acontece no dia 25 de fevereiro, das 9 às 16 horas, para ambos os cursos, no mesmo local da matrícula. Veja aqui a relação de candidatos/vaga para medicina e fonoaudiologia no vestibular 2019 da Unicamp. Veja o álbum de fotos da FCM nas redes sociais.

Fotos: Mário Moreira - FCM/Unicamp
Vídeo FCM: Marcelo Santa Rosa - FCM/Unicamp