Telessaúde Covid-19 da Unicamp lança página para reforçar atendimento gratuito à população

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 05/05/2020 - 10:05

Iniciativa é dos alunos de Medicina e Enfermagem

Desde o início da pandemia de Covid-19, alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Unicamp tiram dúvidas da população pelo telefone (19) 3521-9130. São 156 alunos que se revessam em grupos de 30 integrantes, diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Para facilitar o acesso, eles criaram também uma página no site da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp com redirecionamento para o Facebook e Instagram.

Até agora, os alunos já realizaram quase 600 atendimentos. Cerca de 93% das ligações são do Estado de São Paulo e a maioria são mulheres (63,8%) com ensino superior completo. Desse total, 65% são de Campinas e 47% com quadros leves de Covid-19.

“Se o caso clínico for grave, orientamos a pessoa a procurar a Unidade Básica de Saúde Mais próxima para avaliação médica. Se os sintomas forem leves, orientamos a ficar em casa em isolamento social por 14 dias”, disse David Cirigussi Rodrigues de Paula, quartanista do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

De acordo com Joana Fróes Bragança Bastos, coordenadora da comissão de graduação do curso de Medicina da FCM Esta é uma iniciativa dos alunos tem como objetivo orientar a população sobre medidas de prevenção e sobre sinais e sintomas de alarme para a procura de serviços de saúde, o que pode possibilitar sobrecarga desnecessária aos serviços de atendimento.

“A atuação dos alunos é supervisionada 100% do tempo por professores de ambas as faculdades. O projeto é coordenado pelas Coordenadorias dos cursos em conjunto com a Comissão de Contingenciamento da área da Saúde e de moléstias infecciosas”, explicou Joana.