Unicamp perde o médico Carlos Frazatto Júnior, fundador da disciplina de Cirurgia Torácica

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 09/10/2018 - 13:12

Faleceu na segunda-feira (8) o médico Carlos Frazatto Júnior, professor aposentado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e fundador da disciplina de Cirurgia Torácica. Frazatto também foi chefe do Departamento de Cirurgia, de 1990 a 1992.

Frazatto foi contratado em 1968 como instrutor do Departamento de Clínica e Cirurgia da Faculdade de Medicina da Unicamp, pelo prazo de três anos, em regime de tempo parcial. Na época, o coordenador do Departamento era o médico Silvio dos Santos Carvalhal e o reitor da Unicamp era Zeferino Vaz.

“O doutor Frazatto é médico experimentado com um tipo de formação ideal para a realização dos objetivos da integração das Cadeiras de Clínica e Cirurgia, pois além de boa cirurgia de boa escola é conhecedor de propedêutica e tem ótima base clínica”, escreveu Carvalhal ao então diretor da faculdade de Medicina, Antônio A. de Almeida, ao indicar o cirurgião formado pela Escola Paulista de Medicina para trabalhar na Unicamp.

O parecer favorável para a contratação de Frazatto foi assinado pro Walter Hadler, coordenador do Instituto Central de Biologia da Unicamp. Em 1969, Frazatto passou a trabalhar em regime integral, devido “franca expansão do Departamento de Clínica e Cirurgia” que, depois de alguns anos, a ser Departamento de Clínica e Departamento de Cirurgia. Frazatto se aposentou em 2000 e formou gerações de cirurgiões.