As infecções do SNC são importantes causas de morbimortalidade na faixa etária pediátrica. Em virtude da evolução rápida e das sequelas potenciais nestes contextos clínicos, o diagnóstico e tratamento corretos são de fundamental importância.
Nesse sentido os exames de imagem constituem uma ferramenta diagnóstica não invasiva que auxiliam no diagnóstico das infecções do SNC em pediatria, bem como no diagnóstico diferencial, como por exemplo com doenças desmielinizantes. A tomografia permite uma avaliação de alterações grosseiras, sendo sensibilizada pelo estudo realizado com contraste endovenoso. A ressonância magnética exerce papel de extrema importância no refinamento da investigação, apresentando maior sensibilidade para a detecção de lesões e permitindo a caracterização dos padrões de acometimento e realce de cada etiologia, bem como a avaliação funcional das lesões com os dados de perfusão e de espectroscopia.
Esse estudo tem como objetivo a revisão dos padrões de imagem em infecções (virais, bacterianas e fúngicas) do sistema nervoso em pediatria, através da avalição de exame de imagem recuperados no arquivo digital do Hospital de Clínicas da Faculdade de Ciências Médias da Unicamp.