Qualificações e defesas - Detalhes


AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS DE NEUROIMAGEM NAS INFECCÇÕES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) EM PEDIATRIA

AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS DE NEUROIMAGEM NAS INFECCÇÕES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) EM PEDIATRIA


Candidato(a): Vinicius de Menezes Jarry
Orientador(a): Fabiano Reis

Apresentação de Defesa

Curso: Ciências Médicas
Local: Laboratório de Informática
Data: 22/08/2025 - 13:30
Banca avaliadora
Titulares
Fabiano Reis
Felipe Torres Pacheco
Laura Silveira Moriyama
Suplentes
Marcondes Cavalcante Franca Junior

Resumo



As infecções do SNC são importantes causas de morbimortalidade na faixa etária pediátrica. Em virtude da evolução rápida e das sequelas potenciais nestes contextos clínicos, o diagnóstico e tratamento corretos são de fundamental importância.

Nesse sentido os exames de imagem constituem uma ferramenta diagnóstica não invasiva que auxiliam no diagnóstico das infecções do SNC em pediatria, bem como no diagnóstico diferencial, como por exemplo com doenças desmielinizantes. A tomografia permite uma avaliação de alterações grosseiras, sendo sensibilizada pelo estudo realizado com contraste endovenoso. A ressonância magnética exerce papel de extrema importância no refinamento da investigação, apresentando maior sensibilidade para a detecção de lesões e permitindo a caracterização dos padrões de acometimento e realce de cada etiologia, bem como a avaliação funcional das lesões com os dados de perfusão e de espectroscopia.

Esse estudo tem como objetivo a revisão dos padrões de imagem em infecções (virais, bacterianas e fúngicas) do sistema nervoso em pediatria, através da avalição de exame de imagem recuperados no arquivo digital do Hospital de Clínicas da Faculdade de Ciências Médias da Unicamp.

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM
FCM - Faculdade de Ciências Médicas