A obesidade tem aumentado significativamente na população brasileira, com crescimento de 72 de 2006 a 2019 segundo dados da ABESO. Da mesma forma, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica aponta para um aumento de mais de 84 de cirurgias bariátricas entre 2011 e 2018 no Brasil. Esta produz acentuada perda de peso, podendo resultar tanto em deficiências nutricionais como em excedentes cutâneos diversos, que são abordados pela Cirurgia Plástica. Devido à redução na absorção de nutrientes como ferro, vitamina B12 e ácido fólico, principalmente, esta população tem incidência aumentada de anemia e, com isso, estas cirurgias podem apresentar uma maior taxa de complicações com impactos tanto ao paciente quanto ao sistema de saúde.
O preparo pré-operatório do paciente, o controle da hemorragia no intra-operatório, medidas farmacológicas e cuidados no pós-operatório podem auxiliar na melhor cicatrização dos tecidos e redução de morbidade, sobretudo nesta população. Este estudo teve como objetivo a produção de um protocolo de prevenção de perda sanguínea e anemia nestes pacientes, por meio de revisão literária.
Foi realizada revisão sistemática de intervenções para redução de anemia e sangramento no perioperatório, classificadas em pré-, intra- e pós-operatório de todas as especialidades cirúrgicas, para definição de medidas factíveis à adoção em protocolo institucional. Dentre o levantamento de medidas intra operatórias, foi realizada revisão sistemática especificamente sobre o ácido tranexâmico, sua dosagem e forma de aplicação.
Obtivemos 266 artigos e após adequação com os critérios de inclusão, 70 deles foram selecionados para avaliação e separados em pré-operatório (17), intraoperatório (42), pós-operatório (6) e perioperatório (5), quando houvesse avaliação de mais de um desses períodos no mesmo trabalho. Dentre os artigos de intraoperatório, já a maioria da pesquisa, mais de 90 versavam sobre o uso de ácido tranexâmico em variadas doses e formas de administração, demonstrando sua importância no assunto. Definido então como objetivo específico a implementação do ácido tranexâmico profilático no intraoperatório de nosso pacientes, foi ainda realizada uma pesquisa manual em periódicos de relevância de cirurgia plástica, resultando em um total de 45 artigos, que foram submetidos a metodologia GRADE de elaboração de protocolo.
Encontramos alto nível de evidência para implementação de medidas como diagnóstico e tratamento de anemias carenciais e carências nutricionais no pré-operatório, o uso do ácido tranexâmico endovenoso no intraoperatório como profilaxia de sangramento e o tratamento de anemia com ferro endovenoso no pós-operatório.
Concluímos que, baseado na literatura, foi possível elaborar um protocolo que englobasse diversas medidas a serem tomadas em cada um dos três momentos, assim definindo os três pilares do gerenciamento de sangue do paciente.