Qualificações e defesas - Detalhes


Correlação de análise funcional entre desempenho de memória e a rede neural de modo padrão em pacientes com epilepsia do lobo temporal


Candidato(a): Bruna Augusto Martins
Orientador(a): Fernando Cendes

Apresentação de Defesa

Curso: Fisiopatologia Médica
Local: Legolândia
Data: 08/08/2025 - 14:00
Banca avaliadora
Titulares
Fernando Cendes
Luiz Eduardo Gomes Garcia Betting
Andre Monteiro Paschoal
Suplentes
Edson Amaro Junior
Luciana Ramalho Pimentel da Silva

Resumo



Pacientes com epilepsia do lobo temporal mesial (ELTM) apresentam disfunções cognitivas não totalmente explicadas pelo foco temporal da crise. Conectividade funcional anormal no Córtex Cingulado Posterior (CCP), um nó essencial para a Rede de Modo Padrão (RMP), parece estar relacionada a esses comprometimentos cognitivos. Estudos demonstraram anormalidades na conectividade do CCP na ELTM, mas a maioria combinou pacientes com esclerose hipocampal (EH) com outras etiologias subjacentes.
Recrutamos 209 pacientes com EHTM divididos em EHTM direita (n = 56), EHTM esquerda (n = 101), EHTM negativa para RM (n = 25) e controles (n = 69). Todos foram submetidos a ressonância magnética funcional (RMf) de conectividade baseada em semente em repouso, com uma semente posicionada no CCP. Além disso, pacientes e 41 controles foram testados quanto à memória verbal e visual e à recordação tardia.
Observou-se um efeito significativo da memória verbal na conectividade positiva do hipocampo ipsilateral, independentemente da lateralização da esclerose hipocampal.
Houve um efeito significativo do desempenho de memória tardia na conectividade do hipocampo ipsilateral. Portanto, a conectividade nos hipocampos ipsilaterais parece ser influenciada pela categoria de memória tardia e não pela lateralização.
Efeito significativo do desempenho de memória tardia na conectividade hipocampal contralateral e da lateralização na conectividade hipocampal contralateral.

Ao dividir os pacientes com lateralização da ELT para a esquerda e para a direita entre aqueles que apresentaram escores verbais dentro dos limites normais (valores dentro da faixa da curva normal padrão, acima de -1,96) e aqueles fora dos limites normais, e comparar a conectividade positiva dos hipocampos ipsilateral e contralateral à lesão com o PCC, observa-se:

Nossos achados sugerem maior ativação do DMN em pacientes com desempenho de memória verbal imediata e tardia dentro dos limites normais, principalmente com ELT direita. Esse estado mais conectado pode indicar uma recuperação compensatória nesse paciente.

Palavras-chave: conectividade, epilepsia do lobo temporal, memória, córtex cingulado posterior, neuropsicologia, rede de modo padrão

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM
FCM - Faculdade de Ciências Médicas