Qualificações e defesas - Detalhes


A PERCEPÇÃO DOS FAMILIARES/RESPONSÁVEIS SOBRE O DIAGNÓSTICO E PROCESSO TERAPÊUTICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.


Candidato(a): Elisa Maschio
Orientador(a): Irani Rodrigues Maldonade

Apresentação de Defesa

Curso: Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
Local: Anfiteatro
Data: 29/08/2025 - 14:00
Banca avaliadora
Titulares
Irani Rodrigues Maldonade
Kelly Cristina Brandao Da Silva
Paulo Vinicius Ávila Nobrega
Suplentes
Ivani Rodrigues Silva

Resumo



A atuação integrada entre os serviços e a participação ativa da família são fundamentais para a efetividade do cuidado, sendo o envolvimento familiar considerado um dos fatores mais determinantes para a evolução positiva dos casos de TEA. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de familiares e/ou responsáveis por crianças com TEA sobre os sinais, o diagnóstico e o processo terapêutico delas na rede pública de saúde . A pesquisa teve caráter qualitativo, descritivo e de corte transversal. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com os familiares/responsáveis de crianças com diagnóstico de TEA, usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS ij) do município de Campinas - SP. A coleta de dados foi realizada enquanto os familiares/responsáveis aguardavam as crianças nos atendimentos do CAPS. Eles foram convidados a participar da entrevista e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). A entrevista era constituída por questões sobre o conhecimento dos familiares/responsáveis sobre TEA, o percurso que fizeram até o diagnóstico, como este foi recebido pela família e tratamentos realizados. As perguntas visaram entender o trajeto que trilharam até chegar ao CAPS ij e os tratamentos que estão sendo (ou que já foram) realizados. Também buscou-se identificar os principais sinais e sintomas referente às alterações de linguagem percebidas pelas famílias. Os participantes foram 30 familiares/responsáveis de crianças com diagnóstico de TEA. As entrevistas foram áudio gravadas no celular da pesquisadora e, depois, transcritas, adotando-se o modo de transcrição larga. Posteriormente, a análise de dados foi feita com base na análise linguístico-discursiva, valendo-se da interpretação das respostas dos participantes. Os resultados foram apresentados em 4 eixos temáticos: Eixo 1 - Sobre o TEA e os Sinais Percebidos, Eixo 2 - Trajeto até o Diagnóstico, Eixo 3 - A Criança no Mundo (Família e Escola), Eixo 4 - Prospecções para as Crianças. Os resultados apontam que os sinais de alteração no desenvolvimento foram percebidos primeiro pelas mães e estavam relacionados a questões de linguagem, além das alterações dos sinais sensoriais notados. Quanto ao trajeto até o diagnóstico, em geral, as famílias fazem uma consulta com médico pediatra na Unidade Básica de Saúde e, após isso, são encaminhados para o CAPS para avaliação e acompanhamento. Os participantes relataram preocupações e medos em relação ao futuro das crianças com TEA.

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
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