Este estudo analisou a implementação do Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) como instrumento de avaliação da prática clínica no internato médico. A pesquisa foi conduzida em um curso de Medicina de uma universidade pública brasileira, com o objetivo de descrever as estratégias de adaptação contextual e cultural do instrumento, bem como avaliar sua confiabilidade, validade, aceitabilidade, viabilidade e impacto educacional. O Mini-CEX foi adaptado por um painel de especialistas, sendo convertido em uma Behaviorally Anchored Rating Scale (BARS). A implementação ocorreu ao longo de 12 meses, envolvendo 121 estudantes e 58 professores avaliadores, totalizando 3875 avaliações realizadas em diversos cenários clínicos, como ambulatórios, enfermarias e serviços de urgência e emergência. A análise estatística, com modelos de equações de estimação generalizada (GEE) e coeficiente alfa de Cronbach, indicou consistência interna moderada do instrumento. A confiabilidade interavaliadores foi considerada satisfatória, especialmente diante da complexidade dos ambientes clínicos. A validade de conteúdo foi reforçada pelas estratégias de adaptação, notadamente pela introdução de descritores qualitativos ancorados, que mitigaram a variabilidade avaliativa e qualificaram o feedback formativo. Os resultados evidenciaram elevada aceitabilidade e viabilidade do instrumento, com ampla adesão de professores e estudantes. A análise do feedback indicou alta frequência de registros, embora com baixa variabilidade. A introdução do Mini-CEX gerou efeitos significativos na cultura avaliativa institucional, promovendo a transição de um modelo subjetivo para uma abordagem estruturada, formativa e orientada ao desenvolvimento profissional. Este estudo demonstra que processos de implementação sistemáticos, orientados pela ciência da implementação, podem transformar instrumentos avaliativos em catalisadores de mudanças profundas na cultura institucional, promovendo práticas mais autênticas, sensíveis ao contexto e alinhadas às necessidades locais da formação médica.