Qualificações e defesas - Detalhes


EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DA AUTORREGULAÇÃO, CORREGULAÇÃO E REGULAÇÃO COMPARTILHADA


Candidato(a): Loiane Letícia dos Santos
Orientador(a): Dario Cecilio Fernandes

Apresentação de Defesa

Curso: Clínica Médica
Local: Sala Laranja
Data: 29/08/2025 - 09:00
Banca avaliadora
Titulares
Dario Cecilio Fernandes
Karina Diniz Oliveira
Bruno Augusto Goulart Campos
Daniele Pompei Sacardo
Patricia Maluf Cury
Suplentes
Alessandra Mazzo
Maria Cristina de Oliveira S. Miyazaki
Ana Railka de Souza Oliveira Kumakura
Danielle Rachel dos Santos Carvalho
Camila Alves Fior

Resumo



Os desafios das demandas atuais em saúde e suas complexidades trouxeram mudanças no paradigma de cuidado com necessidades globais que exigem uma atuação interprofissional, especialmente em situações que necessitam de tomada de decisão compartilhada e intervenções em crise. Nesse sentido, pensar estratégias educacionais nas áreas da saúde que permeiam o processo de aprendizagem no âmbito colaborativo se apresentam como ferramentas promissoras no enfrentamento desses desafios. Essa tese teve como princípio compreender o processo de ensino-aprendizagem em cuidados paliativos, bem como, a atuação interprofissional em saúde com referencial teórico pautado na Teoria Social Cognitiva. O objetivo geral desse estudo é compreender o ensino interprofissional e desenvolver uma intervenção educacional baseada na autorregulação, co-regulação e regulação compartilhada para o ensino interprofissional. Foram utilizadas diferentes ferramentas metodológicas, para responder cada objetivo. No estudo 1 - análise qualitativa com docentes clínicos em Cuidados Paliativos. No estudo 2 – Análise dos instrumentos quantitativos; Microanálise; Análise dos resultados qualitativos (gravações); e Análise qualitativa das entrevistas com os residentes. Os resultados se apresentaram promissores no que tange a um protocolo educacional que visa o trabalho colaborativo voltado ao cuidado integral. Os achados desta pesquisa reforçam a importância de estratégias que aliem autonomia e cooperação, promovendo um ambiente mais seguro e eficaz na área da saúde. Dessa forma, a tese contribui para o avanço teórico e prático no campo da educação em saúde, fornecendo subsídios para futuras pesquisas e implementações. A continuidade dos estudos nessa área poderá fortalecer ainda mais a aplicação dessas abordagens, ampliando seu impacto em diferentes contextos da prática profissional e na formulação de políticas públicas.

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
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