Os desafios das demandas atuais em saúde e suas complexidades trouxeram mudanças no paradigma de cuidado com necessidades globais que exigem uma atuação interprofissional, especialmente em situações que necessitam de tomada de decisão compartilhada e intervenções em crise. Nesse sentido, pensar estratégias educacionais nas áreas da saúde que permeiam o processo de aprendizagem no âmbito colaborativo se apresentam como ferramentas promissoras no enfrentamento desses desafios. Essa tese teve como princípio compreender o processo de ensino-aprendizagem em cuidados paliativos, bem como, a atuação interprofissional em saúde com referencial teórico pautado na Teoria Social Cognitiva. O objetivo geral desse estudo é compreender o ensino interprofissional e desenvolver uma intervenção educacional baseada na autorregulação, co-regulação e regulação compartilhada para o ensino interprofissional. Foram utilizadas diferentes ferramentas metodológicas, para responder cada objetivo. No estudo 1 - análise qualitativa com docentes clínicos em Cuidados Paliativos. No estudo 2 – Análise dos instrumentos quantitativos; Microanálise; Análise dos resultados qualitativos (gravações); e Análise qualitativa das entrevistas com os residentes. Os resultados se apresentaram promissores no que tange a um protocolo educacional que visa o trabalho colaborativo voltado ao cuidado integral. Os achados desta pesquisa reforçam a importância de estratégias que aliem autonomia e cooperação, promovendo um ambiente mais seguro e eficaz na área da saúde. Dessa forma, a tese contribui para o avanço teórico e prático no campo da educação em saúde, fornecendo subsídios para futuras pesquisas e implementações. A continuidade dos estudos nessa área poderá fortalecer ainda mais a aplicação dessas abordagens, ampliando seu impacto em diferentes contextos da prática profissional e na formulação de políticas públicas.