Qualificações e defesas - Detalhes


AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM CENÁRIO SIMULADO DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR E DESENVOLVIMENTO DE “SOFT SKILLS”


Candidato(a): Fernando Belluomini
Orientador(a): Angelica Maria Bicudo

Apresentação de Defesa

Curso: Clínica Médica
Local: Anfiteatro Pós Graduação FCM-UNCAMP
Data: 05/09/2025 - 14:00
Banca avaliadora
Titulares
Angelica Maria Bicudo
Ana Paula Quilici
Silvia Maria Riceto Ronchim Passeri
Roberta Vacari De Alcantara
Emilio Carlos Elias Baracat
Suplentes
Miriam Hashimoto
Gabriel Hessel
Péricles Mendonça Dias da Motta

Resumo



Introdução:

O atendimento à PCR é um dos temas mais desafiadores aos graduandos de Medicina, diante da necessidade de aplicar uma combinação de habilidades cognitivas e psicomotoras em ambiente de alta tensão. Ainda que o ensino possa oferecer a habilidade cognitiva, só a prática pode garantir a habilidade psicomotora e consequente competência e isso passa pela aplicação de treinamento em Simulação clínica. Há, porém, um terceiro componente nestas habilidades a ser desenvolvido nos estudantes, a habilidade comportamental ou não técnica, representada pelas soft skills.

Objetivos:

Analisar como estratégias de ensino baseadas em simulação clínica e vivências em contextos sociais contribuem de forma complementar para o desenvolvimento de competências técnicas e soft skills em estudantes de medicina.

Avaliar o desempenho de estudantes do último ano de graduação, no atendimento de um caso simulado de parada cardiorrespiratória (PCR) em assistolia, baseado no checklist proposto;

Avaliar a interação entre um grupo de alunos do curso de medicina com adolescentes de um projeto socioeducativo na cidade de Campinas/SP, no contexto do desenvolvimento das soft skills.

Método:

Foram realizados dois estudos observacionais descritivos:

No estudo apresentado no artigo 1 os estudantes foram expostos a um cenário simulado de PCR intra-hospitalar em assistolia, em uma criança. Foram avaliados com base na sistematização do cuidado e na aplicação de habilidades e competências técnicas e comportamentais, por meio de um checklist baseado nas diretrizes do PALS. Uma amostra foi reavaliada no último mês do ano letivo, a fim de verificar a retenção de aprendizagem.

O estudo do artigo 2 avaliou, mediante um questionário eletrônico baseado em escala do tipo Likert, o sentimento dos alunos do curso de Medicina em relação ao desenvolvimento de soft skills durante participação em atividades de orientação sobre medicina preventiva e primeiros socorros a adolescentes numa escola municipal.

Resultados

No artigo 1, observou-se atraso significativo no início da RCP em toda a amostra com 75,8 necessitando de mais de 30 segundos para começar. Em relação à qualidade técnica das compressões torácicas, 58,2 dos participantes atingiram a profundidade recomendada, porém, 75,8 deixaram colocar o anteparo rígido. Apenas 36,3 mantiveram a taxa de compressão recomendada de 100–120 por minuto, enquanto 92,3 interromperam as compressões por mais de três segundos em várias ocasiões. A troca recomendada de compressor após cada ciclo foi realizada por 49,5 ; A administração de epinefrina foi em geral adequada, com 85,7 administrando a primeira dose nos primeiros cinco minutos do atendimento.

Na amostra da segunda avaliação, os estudantes demonstraram melhor desempenho no tempo para o início da RCP (p valor = 0,039).

No artigo 2, destaca-se que a participação dos estudantes no projeto gerou maior impacto positivo nas seguintes soft skills: habilidade em lidar com situações adversas, tomada de decisão e capacidade em lidar com o medo de não corresponder às expectativas.

Conclusões:

Os trabalhos enfatizam a necessidade de reavaliação das estratégias educacionais especialmente na integração das habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, reforçando o papel da simulação nessa aprendizagem.

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
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