(Divulgação) HRP-Unicamp promove simpósio sobre Tromboembolismo Venoso para celebrar o Dia do Farmacêutico
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
09 de janeiro de 2024

Com informações do HRP

O Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) promove, em 30 de janeiro de 2024, o simpósio “Protocolo de TEV: Atuação da Equipe Multidisciplinar” dentro das comemorações do Dia do Farmacêutico. As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira (10) e seguem até o dia 20 deste mês.

Embora celebre o dia dessa categoria, o evento é aberto ao público interno e externo integrado também por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e estudantes dessas áreas.

Com palestras das doutoras Fátima Cristiane Lopes Goularte Farhat e Flávia Coura da Silva, o simpósio é gratuito e planeja apresentar e debater as novas diretrizes do protocolo e refletir sobre a atuação do farmacêutico na prevenção do TEV.

Doutora em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo, com tese na área de estudo de utilização de medicamentos e farmacoeconomia no ambiente hospitalar, Fátima atualmente responde pela Coordenadoria do Grupo Técnico de Trabalho em Farmácia Clínica do CRF/SP, além de ministrar aulas na pós-graduação da Universidade São Francisco e na Faculdade Paulista de Ciências da Saúde.

Já a médica Flávia Coura da Silva se graduou pela Faculdade de Medicina de Itajubá, com residência médica em cirurgia geral pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e em cirurgia vascular, endovascular e doppler vascular pelo Hospital Ipiranga em São Paulo.

Para a supervisora de Farmácia do HRP-Unicamp, Daniela Fernanda Masson Mattioli, o simpósio sobre TEV ratifica a importância da atualização do conhecimento na área de Saúde: “Promover um simpósio sobre TEV é de extrema importância para disseminar informações atualizadas, promover a conscientização e facilitar a troca de conhecimentos entre profissionais de saúde, contribuindo, desta forma, para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz, garantindo segurança e qualidade na assistência aos pacientes.”

O simpósio oferece 176 vagas, sendo 26 aos Departamentos Regionais de Saúde (DRS-X) e 150 aos demais interessados. O período para as inscrições ocorrerá entre 10/01/24 a 20/01/24.

Sobre TEV

O Tromboembolismo Venoso (TEV) - formação de um coágulo sanguíneo, sangue em forma sólida, dentro de uma veia profunda, o que impede a circulação do sangue -, é uma ocorrência que preocupa a Sociedade Brasileira de Medicina, já que ocupa a terceira causa de síndrome cardiovascular no mundo, com potencial risco de mortes.

Segundo dados do Ministério da Saúde, referentes ao período entre 2010 e 2021, o número de internações relacionadas a Tromboembolismo Venoso ultrapassou 520 mil no Brasil, com um total de 67 mil óbitos entre 2010 e 2019.

Atualmente, o TEV apresenta um alto índice de mortalidade, sendo que 34% dos pacientes acometidos morrem subitamente ou em poucas horas após a primeira manifestação, ou seja, antes mesmo de receberem qualquer tipo de tratamento, alerta o ministério.

Inscrição online: 10/01/24 até 20/01/24

Link 🔗 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfpY0bAO5AbVruyOskwJM8GwN-46W72E63qzQJxUtn41uvCw/viewform?usp=sf_link

Evento:

Local: Anfiteatro Hospital Regional de Piracicaba

Data: 30/01/24

Programação:

19h às 19h30 - Credenciamento e boas vindas

19h30 às 20h - Apresentação do evento pela diretoria

20h às 20h40 - 1° Palestra: Apresentação do Protocolo de TEV e medidas não farmacológicas - Flávia Coura da Silva

20h40 às 21h20 - 2° Palestra: Tratamento medicamento e atuação do  farmacêutico na prevenção do TEV - Fátima Cristiane Lopes Goularte Farhat

21h20 às 21h30 - Discussão

21:30 - Encerramento

E-mail: edupermanente@hrp.unicamp.br

Notícias mais recentes

(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica

BRAINN oferece bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Genética Molecular

Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria

Dia da Avaliação do curso de medicina: Participação dos docentes, preceptores e médicos assistentes

(Divulgação) Pitch Open Innovation na Saúde é realizado no CPDI Ibrachina/Ibrawork

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM