Laboratório de Lípides da FCM abre vaga para pós-doc
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

O Laboratório de Lípides da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp está selecionando um pesquisador para uma posição de pós-doutor vinculado ao Projeto Temático FAPESP nº 2006/60585-9 “Relação de concentração de HDL-colesterol com o metabolismo de colesterol em monócitos e no plasma humano”.

A bolsa terá duração de seis meses e o bolsista deverá atuar em atividades laboratoriais e acadêmicas do Laboratório de Lípides de Unicamp podendo atuar também no Laboratório de Lípides da Faculdade de Medicina da USP, sendo que estas não contemplam atividades oficiais de ensino.

A vaga está aberta para brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá remuneração e benefícios em conformidade com a FAPESP, no valor de R$ 5.578,34 por mês.

Para se candidatar, os interessados devem enviar até o dia 03 de outubro de 2012, por correio, para a professora Eliana de Faria, Departamento de Patologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Campinas, São Paulo, Brasil, CEP 13083-970, telefone: 19 3521-7064 e e-mail cottadefaria@gmail.com, os seguintes documentos:

1. Curriculum Vitae atualizado contendo e-mail e telefones de contato do candidato(a);

2. Uma proposta de pesquisa especificando os tópicos a serem estudados com cronograma e as esperadas publicações;

3. Uma carta de recomendação vinda de uma pessoa de contato preferencialmente recente seja acadêmico ou profissional;

4. Uma cópia da última publicação científica.

Resumo do Projeto Temático:

De acordo com ensaios populacionais, a concentração das HDL, no plasma, é inversamente relacionada à incidência de doença aterosclerótica coronariana de maneira muito mais significativa do que a elevação da LDL como fator de risco positivo. Embora os mecanismos de aterogenicidade destas últimas tenham sido minuciosamente elucidados in vitro e in vivo, não são totalmente conhecidos os principais mecanismos da ação antiaterogênica conferida pela HDL. Uma é a sua participação no transporte reverso de colesterol (TRC), sistema pelo qual o colesterol dos tecidos periféricos, incluindo o da íntima arterial, é transportado ao fígado e excretado como colesterol ou ácido biliar na bile. Tendo em vista a premissa que o controle do metabolismo corpóreo de colesterol deve: 1) variar muito mais em função da concentração, no plasma humano, da HDL do que da LDL; 2) que os linfomonócitos do sangue refletem a síntese corpórea de colesterol, e 3) que esta tem relação inversa com a absorção intestinal de esteróis, a presente proposta objetiva medir a repercussão da concentração no plasma da HDL e suas frações sobre a economia do colesterol corpóreo, medida como: 1) expressão de receptores celulares que transportam colesterol através da membrana plasmática; 2) componentes bioquímicos críticos na regulação da produção celular de colesterol; 3) marcadores no plasma e da síntese corpórea e da absorção intestinal de colesterol; 4) Diâmetro das partículas de HDL. Para isto, mediremos os parâmetros que regulam o metabolismo do colesterol em linfomonócitos frescos do sangue e os esteróides plasmáticos marcadores da síntese (latosterol/desmosterol) e da absorção intestinal (fitoesteróis/colestanol).Como objetivo secundário, relacionaremos a concentração de HDL-C no plasma e o tamanho das partículas de HDL com o grau de aterosclerose medido por eco-doppler ultrassonografia de carótidas. Esta correlação poderá dar subsídios a estudo populacional posterior, em maior escala, no qual aterosclerose medida por um método não invasivo possa ser relacionada ao padrão bioquímico de esteróides no plasma ou em células periféricas.

Notícias mais recentes

HC: Podcast Ressonância de maio sobre problemas de coluna

Deputado estadual Eduardo Suplicy visita CIATox, da FCM, para conhecer pesquisas sobre análise de cannabis medicinal

(Divulgação) XXIX Curso de Inverno em Farmacologia FMRP-USP - inscrições até 08/05

Edital Interno de Seleção para Banco de Médicos Tutores no Âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil

HC, FEnf e ProEC lançam o projeto Meses Coloridos para prevenção de doenças

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM