12ª Semana de Pesquisa da FCM aborda financiamento e logística em pesquisa
Publicado por: Camila Delmondes
15 de abril de 2019

De 22 a 23 de maio, acontece na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a 12ª Semana de Pesquisa. Durante os dois dias, mais de 140 pesquisas serão apresentadas no Espaço das Artes da FCM, das 9 às 16 horas. A visitação aos pôsteres é aberta ao público. Veja abaixo a relação de trabalhos que serão apresentados nos dias. O tema dessa edição é financiamento e logística em pesquisa. No dia 22, às 8h30 às 12h30, acontecem diversas palestras com foco no financiamento e logística em pesquisa. As palestras são gratuítas e também abertas ao público, Para assistir às palestras, é necessário fazer a inscrição aqui. A 12ª Semana de Pesquisa é organizada pela Comissão de Pesquisa da FCM.

"A evolução científica é, primordialmente, impulsionada pelas demandas humanas em campos diversos. Na medicina, por exemplo, nos últimos 100 anos a expectativa de vida triplicou em grande parte por um conjunto de soluções científicas. No presente, o financiamento da pesquisa se tornou um entrave poderoso, quase intransponível, não somente no Brasil mas em todo o mundo. A solução mais eficaz para esse obstáculo tem sido parcerias acadêmicas e a busca por novas fontes de financiamento. A Semana de Pesquisa de 2019 será dedicada a esse importante tema e espera contribuir com acadêmicos e pesquisadores da Unicamp na manutenção e talvez mesmo expansão de nossa capacidade de gerar respostas científicas à sociedade", ressalta o cardiologista Andrei Sposito, professor e coordenador da Comissão de Pesquisa da FCM.

Dia 22 de maio, no Salão Nobre da FCM

8:30-9:00: Abertura

9:00-9:30 – “Laboratório Sirius - como impulsionar a pesquisa na Unicamp?”
Dr. Harry Westfahl Jr. - Diretor científico do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e do projeto Sirius

9:30-10:00 – “LaCTAD - facilitando a ciência”
Dra. Sandra Krauchenco - Diretora do LaCTAD

10:00-10:30 – “Instituto de Pesquisas Eldorado: como empreender em pesquisa e em parceria?”
José Eduardo Bertuzzo - Executivo de Tecnologia de Produtos do Instituto de Pesquisas Eldorado

10:30-10:45 - Perguntas e respostas

10:45-11:00 - Intervalo

11:00-11:30 - Financiamento de pesquisa por editais privados.
André Santa Maria - Gerente Geração de Evidências da Diretoria Médica - AstraZeneca

11:30-12:00 - Fapesp: Planos e perspectivas para investimento em pesquisa nos próximos anos
Prof. Dr. Carlos Eduardo Negrão - Diretor Adjunto da FAPESP

12:00-12:30 - Perguntas e respostas

Apresentação de Trabalhos Científicos

Dia 22 de maio, das 9 às 16 horas, no Espaço das Artes da FCM. A avaliação dos trabalhos será das 13 às 15 horas. Veja aqui a lista das apresentações.
Dia 23 de maio, das 9 às 16 horas, no Espaço das Artes da FCM. A avaliação dos trabalhos será das 13 às 15 horas. Veja aqui a lista das apresentações.

Notícias mais recentes

Laboratório de Microcirurgia e Neuroanatomia da FCM recebe doação de suporte de crânio

Mestrado profissional em Oncologia abre inscrições de processo seletivo

Uma homenagem in memorian ao professor José Vassallo

Publicação de pesquisadores do OCRC, da USP e da Universidade de Harvard, valida o Escore Global de Qualidade da Dieta para avaliar a ingestão adequada de nutrientes na população brasileira

FCM e SAS Brasil lançam laboratório de ensino e inovação em saúde digital

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM